Quais são os benefícios da planta ora-pro-nóbis?

Benefícios da planta ora-pro-nóbis

A planta ora-pro-nóbis (orabrobó, lobrobó ou lobrobô) é um tipo de arbusto folhoso abundante e bastante conhecido nos estados de Minas Gerais e Goiás – além de ser encontrado com muita frequência em outros estados.

Trata-se de uma planta da família Cactaceae, com mais de 25 espécies, rústica, de crescimento rápido e resistente à seca.

Esta planta é considerada uma PANC: Planta Alimentícia Não Convencional. Ou seja, trata-se de um vegetal que não é amplamente disponível no mercado e não é conhecido ou consumido pela maioria da população local.

Apesar disso, a ora-pro-nóbis pode ser encontrada nos pratos de famílias de cidades menores e regiões rurais. 

Ela é conhecida por algumas pessoas como “carne de pobre”, esse título é recebido devido a sua riqueza em aminoácidos essenciais para a síntese proteica – em 25% de suas folhas – , além de fonte de fibras, vitaminas A, C, complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. Por isso, a planta ora-pro-nóbis também é considerada um superalimento.

Vamos conhecer os benefícios da planta ora-pro-nóbis? Continue a leitura deste artigo.

Leia também: Quais são as diferenças entre veganos e vegetarianos?

Principais benefícios da planta ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma excelente fonte de fibras – nutrientes que garantem a saciedade e são fundamentais para o bom funcionamento do aparelho digestivo. 

As fibras também ajudam a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue e contribuem para a saúde do sistema circulatório.

Além disso, a planta ora-pro-nóbis é rica em importantes minerais: cálcio, ferro e fósforo

O cálcio e o fósforo, por exemplo, trabalham juntos para fortalecer os ossos e dentes. O ferro, por outro lado, é responsável pelo transporte de oxigênio nas células, auxilia na produção de colágeno e elastina (proteínas importantes para a pele) e é importante para a imunidade.

Ora-pro-nóbis pode ajudar em dietas sem carne

A planta é altamente indicada para a dieta de vegetarianos e veganos por ser uma opção altamente nutritiva: possui alto teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes. 

Vale ressaltar que as proteínas são fundamentais para a saúde dos músculos, auxiliam na composição da pele, dos cabelos e são importantes para a imunidade. Ou seja, é recomendável consumir esses nutrientes diariamente!

A carne vermelha contém cerca de 20% de proteína, mas sabemos que entre os benefícios da planta ora-pro-nóbis está a concentração média de 25% de proteína. Ou seja, é possível substituir a opção animal desde já.

Além disso, o teor de proteína da planta ora-pro-nóbis é muito maior do que o de fontes vegetais comuns, como milho, feijão, espinafre, repolho e alface.

Benefícios da planta ora-pro-nóbis na medicina alternativa

A planta tem propriedades terapêuticas muito importantes: atua como um agente desintoxicante e também como um anti-inflamatório natural. Outro benefício é que esse vegetal tem potencial cicatrizante – ou seja, auxilia na regeneração de tecidos e na recuperação de feridas

As folhas de ora-pro-nóbis são ricas em vitaminas essenciais, que ajudam a fortalecer a imunidade. A vitamina A, em particular, é importante para a saúde da visão (ajuda a prevenir doenças da córnea, por exemplo) e tem ação antioxidante (sendo importante para a saúde da pele).

A vitamina C, por sua vez, ajuda a aumentar a absorção de ferro, contribui para a produção de anticorpos (prevenindo resfriados e gripes) e, por ter efeito antioxidante, ajuda a proteger as células.

A vitamina B é importante para o funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório e imunológico.

Fonte de todas essas vitaminas, a planta ora-pro-nóbis se destaca como um vegetal altamente nutritivo e pode fazer parte da dieta de qualquer pessoa.

Indicações e contraindicações

Você viu acima diversos benefícios da planta ora-pro-nóbis e pode perceber que ela contribui para a sua saúde em geral.

De forma especial ela pode ser benéfica para:

  • Quem está de dieta, pois promove a saciedade;
  • Ajudar quem está em um quadro de anemia (por conter ferro e ácido fólico); 
  • Serve para gestantes, lactantes e crianças; 
  • Para quem está com problemas no trato digestivo e intestinal;
  • Para quem precisa reforçar a imunidade;
  • Para quem está com problemas de excesso de colesterol ruim (LDL);
  • Para ajudar no fortalecimento dos cabelos e hidratação da pele.

Os nutricionistas recomendam consumir cerca de 20 a 35 gramas de fibra da planta ora-pro-nóbis por dia, para mulheres e homens. 

Como consumir a planta ora-pro-nóbis?

Item típico e simbólico na culinária mineira, a planta também pode ser encontrada desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, mas como consumi-la?

Suas folhas podem ser utilizadas no preparo de saladas, sopas, omeletes, risotos, vitaminas, sucos e chás, ela pode ser refogada e consumida simplesmente misturada no habitual arroz e feijão.

Outra dica interessante para aproveitar os benefícios da planta ora-pro-nóbis é desidratá-la e moê-la para fazer uma espécie de farinha nutritiva. Este ingrediente pode ser utilizado na preparação de massas e bolos. 

Ao preparar pão e outras massas, as folhas de ora-pro-nóbis podem ser esmagadas no liquidificador com água.

Você pode substituir as claras em receitas amassando cerca de 10 folhas com meio copo de água potável.

Os frutos da planta, assim como suas folhas, são comestíveis e possuem propriedades nutricionais excepcionais.

Os frutos da planta ora-pro-nóbis são consumidos cozidos, geralmente, e podem ser conservados com açúcar ou transformados em compotas. 

É possível aproveitar os benefícios da planta ora-pro-nóbis nas três principais refeições do dia.

E então? Você já conhecia essa planta tão característica do nosso país e tão rica? 

Se gostou do conteúdo, compartilhe os benefícios da planta ora-pro-nóbis com os amigos por meio das redes sociais.

Que tal aproveitar os benefícios da planta ora-pro-nóbis para compor uma salada verde muito nutritiva? Fica a dica!

Veja aqui receitas com ora-pro-nóbis

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *