Qual é a diferença entre veganos e vegetarianos?

Qual é a diferença entre veganos e vegetarianos

Nos últimos anos, diversas empresas investiram pesado para atender a demanda crescente por produtos que não exploram os animais. O interesse do público vai desde alimentação, passa por maquiagem, cosméticos, roupa, produtos de higiene e limpeza, entretenimento e até mesmo medicação. Mais do que consumo, estamos falando de um estilo de vida que preza pelo bem-estar animal.

O que muita gente desconhece é a diferença entre veganos e vegetarianos. Se este é o seu caso, as dúvidas agora vão acabar!

Para as pessoas que não seguem uma dieta vegetariana ou vegana, a diferença entre as duas pode ser um pouco confusa. Claro, nenhuma delas inclui carne, leite e derivados, ovos e mel.

Bom, acredite, entender suas diferenças é, na verdade, muito simples. 

Os veganos não consomem produtos de origem animal, enquanto os vegetarianos não comem animais, mas podem, em algumas situações, consumir itens derivados deles (como laticínios e ovos).

Para entender melhor as diferenças entre veganos e vegetarianos, leia este artigo que preparei para você.

Por que as pessoas tornam-se veganas ou vegetarianas?

Os motivos que levam várias pessoas a mudar o hábito de consumo e a adotar uma dieta vegana ou vegetariana são diversos.

Os mais comuns são:

  • Doutrinas e orientações religiosas ou filosóficas;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Compaixão pelos animais;
  • Valores morais, éticos ou políticos;
  • Razões voltadas à própria saúde.

Tendo isso em mente, vale a pena especificar: a motivação dos veganos é, primordialmente, a defesa da causa animal.

Sendo assim, os veganos não excluem os animais apenas da sua alimentação. São excluídos também cosméticos, roupas, produtos de limpeza, dentre outros itens que contenham componentes de origem animal ou que sejam testados neles.

Os veganos costumam evitar também eventos, atrações turísticas e locais de lazer em que animais sejam utilizados para entretenimento.

Sendo assim, o veganismo é, inclusive, considerado um estilo de vida.

O vegetariano, por sua vez, pode ter uma rejeição à alimentação com base animal, mas ainda assim consumir roupas de couro ou outros itens.

Como funciona a alimentação dos veganos?

Acima eu expliquei um pouco da diferença entre veganos e vegetarianos. Agora vou me aprofundar mais na parte da alimentação.

Como já foi dito, veganos excluem produtos de origem animal da sua dieta por completo. Por isso, além de não comerem carnes ou frutos do mar, também não se alimentam de ovos, leite ou derivados, caviar, mel e nada semelhante. 

Os veganos evitam empresas alimentícias que fazem teste em animais.

Com relação a produtos industrializados, os veganos, frequentemente, precisam se preocupar com componentes entre os ingredientes e outras questões da fabricação do produto, como:

  • Gelatina (feita a partir de ossos e cartilagens ou de tendões de animais, como boi ou porco);
  • Corante carmim (a partir do inseto cochonilha);
  • Alimentos enriquecidos com ômega-3 (que seja originada de peixes);
  • Alimentos cozidos com banha de porco;
  • Alimentos que contenham traços de ovo e leite;
  • Alimentos de empresas que exploram ou subsidiam a exploração de animais.

Como funciona a alimentação dos vegetarianos?

Em teoria, a alimentação vegetariana deve seguir exatamente as mesmas diretrizes da vegana. Apesar disso, o vegetarianismo, por causa das suas próprias razões, pode não ser tão rígido.

Aliás, essa é uma diferença entre veganos e vegetarianos, o fato de existirem exceções.

Uma das maiores questões que envolvem o vegetarianismo são as suas diferentes classificações.

Nelas, existem algumas pessoas que não seguem uma dieta restrita, mas que ainda assim se identificam como vegetarianas.

Esta definição pode gerar polêmica, já que muitos não aceitam que uma pessoa que coma algo de origem animal possa se denominar como vegetariana.

De qualquer forma, entendo que este tipo de classificação seja individual, já que parte de uma decisão pessoal.

Entenda abaixo as diversas classificações de vegetarianos.

Vegetarianos estritos

Estas pessoas não comem apenas produtos que sejam de origem animal. No entanto, podem não se preocupar com testes em animais ou com a exploração destes para entretenimento, de maneira geral.

Ovolactovegetarianos 

É o tipo mais comum de vegetariano. Como o nome sugere, as pessoas que seguem essa dieta comem laticínios e ovos, mas evitam carnes, aves e frutos do mar.

Há variações:

  • O lacto-vegetariano come produtos lácteos, mas não consome ovos, carne, aves ou frutos do mar;
  • Ovovegetariano come ovos, mas não consome laticínios, carnes, aves ou frutos do mar;
  • Pescetariano come peixes e fruto do mar, defendem uma alimentação baseada no equilíbrio e não come carne de outros animais e derivados deles.

Estas nomenclaturas são populares, mas não oficiais. Inclusive, geram muitas controvérsias.

É muito comum também que os vegetarianos optem por comer mel, justamente pelo entendimento de não envolver nenhum produto feito a partir da morte de um animal.

Um estilo de vida que traz vários desafios

Ao observar aqui a diferença entre veganos e vegetarianos, você deve ter notado que ambos contam com muita dificuldade ao encomendar comida ou mesmo em restaurantes.

É importante, por exemplo, fazer perguntas sobre como a comida do restaurante é preparada antes de encomendá-la.

Muitas sopas e molhos que parecem não conter carne são feitos com caldo de frango ou bovino, e alimentos fritos podem ser feitos com gordura animal.

Os veganos, especialmente, têm de ler atentamente os rótulos dos ingredientes de quaisquer novos alimentos. Por exemplo, alguns chocolates são veganos, mas outros podem incluir leite.

É mais saudável?

De acordo com um relatório da Academy of Nutrition and Dietetics (Academia de Nutrição e Dieta) e várias revisões científicas, tanto as dietas vegetarianas quanto as veganas podem ser consideradas adequadas para todas as fases da vida, desde que elas seja bem planejadas.

Todos precisamos de uma determinada quantidade de nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, cálcio e vitaminas D e B12. Seja vegano, vegetariano ou mesmo uma pessoa que come proteína animal, a necessidade individual de tais itens é diferente para cada pessoa.

Logo, a dieta vegana ou vegetariana pode sim ser suficiente para uma nutrição completa. Contudo, é sempre ideal buscar apoio de um nutricionista para que ele avalie as necessidades individuais, o estilo de vida e assim elabore um cardápio que seja completo, mesmo com as restrições a alimentação de origem animal.

Os vegetarianos e veganos podem, após a indicação do nutricionista, considerar seriamente a ingestão diária de vitaminas e suplementos, assim como ocorre também com os indivíduos que comem carne e derivados de origem animal.

Você pode entender aqui a diferença entre veganos e vegetarianos. Acesse o meu canal no YouTube e acompanhe outras dicas especiais.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *