Quais são os alimentos mais saudáveis do planeta?

Quais são os alimentos mais saudáveis do planeta

Para cuidar da saúde, não basta apenas praticar atividades físicas, é necessário ter atenção sobre os ingredientes que se come diariamente. Por exemplo, você já parou para analisar a quantidade de sódio, gordura e açúcar que ingere todos os dias? No objetivo de promover a conscientização, reuni aqui uma lista para explicar quais são os alimentos mais saudáveis do planeta.

Porém, antes quero reforçar que isso é uma análise individual, já que não existe um consenso sobre uma lista definitiva. Além de mostrar algumas opções, eu quero que você reflita mais sobre a sua alimentação e dedique-se para melhorá-la.

Não existe um alimento único que seja completo e ofereça tudo que o organismo necessita para se manter saudável. É preciso ingerir vários ingredientes para compor uma dieta balanceada com nutrientes essenciais para atender as necessidades do corpo.

O bom funcionamento do corpo garante a qualidade de vida, o que permite vivenciar os momentos de maneira mais intensa e evitar diversos problemas de saúde.

Inclusive, para alcançar a plena saúde, além de ter cuidado com a alimentação, é necessário manter-se ativo e também ter boas experiências com amigos e familiares, como constatou o pessoal que estudou as Zonas Azuis.

Neste artigo eu quero me limitar a apresentar a você quais são os alimentos mais saudáveis do planeta e os tipos de minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras que cada um possui, pois são nutrientes indispensáveis para a nossa saúde.

Você conhece os benefícios da planta ora-pro-nóbis? Ela é muito conhecida como a carne dos pobres!

Vamos falar sobre quais são os alimentos mais saudáveis do planeta?

Aqui apresentarei uma lista de itens bem como seus principais benefícios nutricionais.

Por que comer abóbora?

A abóbora, além de ter poucas calorias, é rica em betacaroteno, cálcio, vitaminas B e C, potássio e outros nutrientes. E é um item que já fazia parte da alimentação dos povos indígenas antes mesmo da colonização do país.

Em algumas regiões, ela é chamada de jerimum, e entre os benefícios desse alimento pode-se destacar que auxilia na perda de peso, no aumento da imunidade e na prevenção do câncer.

Presente na nossa lista dos alimentos mais saudáveis do planeta, a abóbora  contribui para a saúde da visão, da pele, do coração e reduz a pressão arterial.

Por que comer acerola?

A acerola é uma fruta de baixa caloria, rica em vitaminas A, C e do complexo B, cálcio e ferro, além de ter propriedades antiescorbúticas, antioxidantes e remineralizantes. Sendo assim, ela contribui para o fortalecimento do sistema imune e tem propriedades medicinais. 

Portanto, além de ser uma excelente opção para sucos e inclusão na dieta, a acerola auxilia no combate ao estresse, problemas de fígado, fadiga e problemas no pulmão.

Essa fruta atua ainda no fortalecimento do sistema imune e na produção de colágeno.

Por que consumir azeite de oliva?

Com origem na azeitona, fruto da oliveira, o azeite de oliva tem diferentes versões e todas elas contribuem para um bom funcionamento do organismo. Entre as principais versões estão: extra virgem, virgem, de oliva e refinado.

O consumo do azeite, que comumente é usado em substituição ao óleo de cozinha tradicional, ajuda na prevenção do diabetes e doenças cardíacas, além de agir como proteção ao envelhecimento, neutralizando os efeitos dele no cérebro.

Para o consumo, é preferível a compra do produto vendido em embalagens escuras ou de vidro, que protegem da ação da luz solar.

Por que devo comer brócolis?

Vegetal versátil e que pode ser incluído nos mais diversos pratos, o brócolis contribui para uma alimentação saudável. De maneira geral, ele auxilia na diminuição das inflamações, fortalecendo a saúde cardiovascular e no controle de açúcar do sangue.

Sempre que alguém pergunta a um nutricionista quais são os alimentos mais saudáveis do planeta, é bem provável que ele inclua o brócolis na sua lista.

O alimento é indicado para gestantes, uma vez que é rico em ácido fólico, ajuda na formação do sistema nervoso do feto e contribui para a saúde da mãe, por ser excelente fonte de  fibras, antioxidantes e cálcio.

Por que comer castanha-do-Pará?

Originária da América do Sul, a castanha-do-Pará está entre os alimentos que contribuem para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Rica em fibras, fósforo, magnésio, proteínas, selênio e vitaminas do complexo B e E, ela contribui no controle do colesterol e aumento da imunidade.

Além disso, ajuda a manter unhas e cabelos saudáveis, fortalece o crescimento e auxilia na cicatrização da pele, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.

Olha só quantos benefícios que esta castanha tem para oferecer!!!

Por que comer cavala?

Se você quer saber quais são os alimentos mais saudáveis do planeta, vou destacar agora um tipo de proteína.

Do grupo dos peixes, a cavala é rica em ômega 3, além de ser fonte de gordura não saturada, fibras e vitaminas. Esse alimento pode ser incluído na dieta para perda de peso e melhora o desempenho cerebral e a memória.

Além disso, ela tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial, fortalecer a imunidade e ajuda a eliminar as substâncias cancerígenas presentes nas células do corpo.

Por que comer feijão?

Um dos principais ingredientes na mesa do brasileiro é também um dos alimentos mais saudáveis do planeta. O feijão ajuda no combate à anemia e na perda de peso e desempenha um papel importante na redução do colesterol e auxilia na saúde do coração.

Inclusive, o feijão pode ser integrado facilmente às refeições. O Brasil é o maior produtor do grão no mundo, o que facilita o acesso do consumidor. E, ele pode ser preparado de diferentes maneiras e combinado com diversos outros alimentos.

Por que comer linhaça?

Famosa desde os tempos de Carlos Magno, a linhaça tem seus benefícios reconhecidos por toda a história. Logo, nada mais justo que ocupar um lugar entre os alimentos mais saudáveis do planeta.

Os benefícios da linhaça são tantos que ela é chamada de superalimento.

A linhaça tem alto teor nutritivo, é uma excelente fonte de ômega 3 (que pode ser consumido em substituição a ingestão de peixes), ajuda na redução do risco de câncer, no controle do colesterol e de açúcar no sangue.

Afinal, qual o alimento mais saudável do planeta?

Com certeza seria aquele que reúne, de uma vez só, todos os nutrientes essenciais para o nosso corpo diariamente, oferecendo um equilíbrio nutricional perfeito. 

Como comentei no início, você não vai encontrar uma fórmula mágica em um único ingrediente, mas cada um contém uma substância que é essencial ao organismo. Logo, a combinação entre eles é que irá ajudar a sua saúde.

Esse alimento contém a melhor pontuação nutricional do estudo (97/100), por possuírem baixo teor calórico (em torno de 579 kcal a cada 100g), além de contribuírem para a saúde do coração e no combate ao diabetes. Sabe de quem estamos falando?
Sim, as amêndoas. 

Elas são consideradas o alimento mais nutritivo do mundo segundo o estudo científico Uncovering the Nutritional Landscape of Food (em português, “Descobrindo a paisagem nutricional dos alimentos”), que foi publicado na revista referência PLoS ONE.

Você pode entender aqui quais são os alimentos mais saudáveis do planeta e ainda como são fáceis de serem encontrados! Então, por que não incluí-los na dieta em diferentes momentos e de maneiras diversas?

Assim você tem uma alimentação balanceada e que contribui para seu bem estar e qualidade de vida.

Tente experimentar pelo menos um item desta lista a cada semana. Depois, descubra qual forma de servir agrada mais o seu paladar. Algumas opções podem ser consumidas cruas, cozidas ou mesmo assadas. Ou seja, você terá diversas experiências antes de decidir qual a sua favorita.

Depois disso, inclua os alimentos mais saudáveis do planeta no seu cardápio e dos familiares, de forma gradativa. Eles vão adorar e o corpo também!

Eu sou Karina Bertocco e tenho um canal no YouTube em que apresento diversas dicas para que você tenha mais prazer em fazer seus alimentos em casa. Acesse aqui e veja as novidades!

Se você não sabe por onde começar, temos uma abundância de receitas deliciosas que ajudarão a incluir a melhorar suas refeições..

Depois de ver aqui quais são os alimentos mais saudáveis do planeta, qual mais te surpreendeu? Comente aqui, estou curiosa para saber a sua opinião.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *