Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a produção do lixo doméstico nos lares brasileiros aumentou consideravelmente durante o longo período da pandemia de Covid-19.
Os motivos desse aumento são óbvios: com as pessoas passando mais tempo em casa, mais lixo doméstico é gerado. Isso não seria inteiramente um problema, se os resíduos tivessem uma destinação correta, de acordo com as possibilidades de reciclagem.
Por isso é extremamente importante descobrir maneiras de como reduzir o lixo doméstico. E, se você chegou a este conteúdo, fico feliz que a sua consciência ambiental já tenha sido despertada.
Também segundo a Abrelpe, de 2010 para 2019, houve um aumento de somente 3% na destinação correta dos chamados resíduos sólidos urbanos (RSU). Os números gerais não são ruins, chegando próximo da marca dos 60%, mas poderiam ser consideravelmente melhores e você pode fazer a sua parte para aumentar esse índice.
Eu sou Karina Bertocco, tenho pós-graduação em nutrição e alimentação saudável e entendo que a sustentabilidade é o caminho para melhorar a nossa relação com o meio ambiente, viver e comer melhor. Conheça os hábitos não sustentáveis que você precisa abandonar imediatamente!
5 dicas de como reduzir o lixo doméstico
Chama-se de lixo doméstico todo o resíduo gerado por uma residência, entre aqueles orgânicos e inorgânicos. Dentro dos orgânicos estão os alimentos e os dejetos humanos, por exemplo; enquanto os inorgânicos incluem muitos dos materiais recicláveis, como o vidro e o papel.
Se o seu objetivo é aprender como reduzir o lixo doméstico, existem algumas dicas que podem ser utilizadas. Elas são bastante simples e, em sua maioria, contribuem não somente para a redução dos resíduos, como também para uma economia financeira.
Dito isto, aqui estão 5 dicas simples de como reduzir o seu lixo doméstico.
Evite desperdícios de comida
De acordo com o Índice do Desperdício de Alimentos, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) em 2019, cerca de 17% do total de alimentos próprios para o consumo humano vão para o lixo. Esse número não só pode como deve ser reduzido.
Existem diferentes maneiras de fazer a redução, dependendo dos seus hábitos de consumo e cotidiano. Uma dica simples e que pode ser aplicada por todos é utilizar os alimentos em sua totalidade, procurando jogar o mínimo possível fora.
Para aqueles que cozinham em casa, racionar melhor as porções, a fim de não ter “sobras” após as refeições, é algo que vai ao mesmo tempo reduzir o lixo doméstico como também beneficiar o seu bolso. Especialmente em tempos de crise, essa é uma excelente dica.
Faça a separação do lixo reciclável
A cada 10 brasileiros, 4 não separam corretamente o seu lixo. Essa constatação vai de encontro com outro número (ambos apresentados pelo Ibope), que diz que 88% das pessoas concordam que fazer o descarte consciente é o comportamento correto.
Entre os motivos para a discrepância dos números está a desinformação. Uma boa dica de como reduzir o lixo doméstico é o descarte adequado entre resíduos orgânicos e reciclados. É de extrema importância que você aplique esse hábito no seu cotidiano.
Reutilize embalagens
Sabe aquele pote de sorvete que você abriu e encontrou feijão? Ou a caixinha metálica de biscoitos que agora guarda linhas e agulhas? Existem poucas coisas mais brasileiras do que dar uma nova função para embalagens de algum produto.
O melhor? Essa é uma atitude altamente recomendada! Se você já é adepto, continue fazendo isso. Se não, por que não começar? Assim como a diminuição do desperdício de alimentos, reutilizar embalagens com um novo propósito faz bem para o meio ambiente e para o bolso.
Sempre que possível, evite descartar imediatamente embalagens que podem servir a alguma outra função. Guarde aquele potinho de margarina para mandar um pedaço de bolo para a casa de outra pessoa. Você estará salvando um de seus tupperwares!
Conserte e faça doações
Outra dica bem interessante de como reduzir o lixo doméstico é evitar que coisas que não tem mais utilidade para você sejam jogadas fora. Na maioria das vezes, alguns objetos ainda podem fazer a diferença para outras pessoas. Além disso, existem também aqueles que podem ser consertados.
Sempre que possível, confira a possibilidade de doar e consertar ao invés de descartar. Lixo doméstico relacionado com objetos eletrônicos não são tão comuns quanto os orgânicos, mas eles têm um impacto muito maior para o meio ambiente.
Dispense embalagens descartáveis
Ah, o delivery… Não existe nada como pedir um lanchinho e comer enquanto descansa na frente da televisão. Especialmente quando a alternativa é ficar horas na frente do fogão, depois de um dia exaustivo, cozinhando alguma refeição. Contudo, essa é uma atitude vilã quando o objetivo é buscar maneiras de como reduzir o lixo doméstico.
Junto com o delivery, porém, vem suas embalagens. Na maioria das vezes elas podem ser separadas e recicladas, mas o ideal é diminuir ao máximo a produção (e por consequência o descarte) de papel e plástico.
Atente para as situações em que você pode deixar as embalagens de lado. Seja preferindo deixar o delivery de lado algumas vezes, seja comprando produtos a granel ao invés de fechados. Hábitos como esses diminuirão consideravelmente a sua produção de lixo doméstico.
Inclusive, eu tenho um artigo aqui com algumas dicas de como ser sustentável no seu dia a dia.
Quando lidamos com preocupações ambientais, a conscientização é a arma mais poderosa. Pessoas conscientes irão buscar informações, como você fez ao chegar até esse artigo com as dicas de como reduzir o lixo doméstico. Aplique essas mudanças no dia a dia e continue fazendo a sua parte!
Além de escrever aqui no site, eu também tenho um canal no YouTube com diversos conteúdos especiais.
Caso queira se planejar melhor, veja o meu ebook gratuito sobre sustentabilidade. Nele eu apresento as frutas, verduras e legumes de cada mês do ano e algumas receitas bem legais para aproveitar 100% dos itens da sua feira.
Depois de ver as dicas de como reduzir o lixo doméstico, descubra aqui o que fazer com as folhas de beterraba e com o talo do espinafre.