Quais são as diferenças entre reutilizar e reciclar?

Quais são as diferenças entre reutilizar e reciclar?
Quer saber quais são os produtos da estação - Brócolis

Embora essas duas ações sejam muito confundidas pelas pessoas, os conceitos de por trás delas são muito distintos. Mas, afinal, quais são as diferenças entre reutilizar e reciclar?

Estes conceitos são muito importantes para o meio ambiente como um todo, principalmente quando vemos que a preocupação com as condições dos recursos naturais são cada vez maiores a cada ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), são produzidos, em média, um 1kg/dia por cada habitante no país, o que é um dado muito preocupante.

Pensando nisso, vamos falar sobre as diferenças entre reutilizar e reciclar, e como esses atos fazem a diferença em nosso cotidiano.

Se você tem um negócio e quer uma avaliação para produzir menos lixo ou ainda aumentar o volume de reciclagem, venha falar comigo. Vou te ajudar nessa missão.

Caso você ainda não me conheça, sou Karina Bertocco, atuo na área de alimentação e em sustentabilidade para preservar os recursos do nosso planeta.

O que é a reciclagem?

Conceitualmente, a reciclagem consiste na separação e recuperação de materiais usados, ou ainda, descartados, os quais podem ser transformados para assumir a forma de matéria-prima para outros produtos.

Assim, a reciclagem permite a utilização e incorporação do material no novo processo produtivo, servindo na concepção um novo item útil e reduzindo o volume de lixo no meio ambiente.

Posso citar como exemplos e possibilidades de reciclagem:

  • Pneus antigos se transformam em composto para asfalto;
  • Garrafas pet se transformam em fibra de poliéster, formando tecidos;
  • Compostagem;
  • Podas de árvores brutas ou trituradas se tornam peças decorativas.

Claro, estes são apenas alguns exemplos dentro de uma infinidade de produtos que podem ser produzidos a partir da reciclagem.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, de todo o lixo produzido em nosso país, 30% possuem todo o potencial para ser reciclado, embora apenas 3% do total seja efetivamente utilizado e incorporado ao processo produtivo.

O que é a reutilização?

No que se refere às diferenças entre reutilizar e reciclar, a reutilização consiste no uso de um determinado produto mais de uma vez, independente da sua função original.

Assim, a reutilização tem como principal objetivo reaproveitar o produto, aplicando-o em uma nova função, evitando o desperdício e a produção de lixo em excesso.

Entre os exemplos mais populares da reutilização estão o aproveitamento de papéis usados como blocos de anotação ou rascunhos, móveis que estão se desfazendo se transformam em novos ou prateleiras, objetos como garrafas e discos se tornam decorações.

Enfim, as opções de reutilização são muito amplas e podem trazer novas experiências para o ambiente em que são aplicadas.

O Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) afirma que são produzidos cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, e desse volume, cerca de 40% podem ser reciclados e reutilizados.

Desse total, apenas 13% são encaminhados para a reciclagem, mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em vigência.

Embora a reutilização não influencie diretamente na gestão de resíduos sólidos, ela auxilia na diminuição do lixo e na redução da exploração de matérias-primas e recursos naturais.

A seguir, vou te explicar algumas diferenças entre reutilizar e reciclar.

Quais são as diferenças entre reutilizar e reciclar?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre reutilizar e reciclar, é importante destacar que elas são formas distintas, mas que não concorrem entre si.

Muito pelo contrário, reutilizar e reciclar são formas complementares de destinar os resíduos sólidos, contribuindo com a gestão e aproveitamento dos materiais.

De forma muito simples e clara, uma das principais diferenças entre reutilizar e reciclar é a destinação:

  • A reciclagem incorpora o produto antigo em forma de matéria-prima ao novo processo produtivo;
  • A reutilização transforma o uso do produto.

Assim, o produto que antes tinha uma função ou forma, se transforma e assume uma nova função, contribuindo com a redução de resíduos sólidos.

Embora os principais conceitos sejam o de reutilizar e reciclar, ainda existe o de upcycling, que também é bastante importante para o meio ambiente.

Upcycling faz parte?

O Upcycling, embora não seja tão difundido quanto os termos anteriores, é bastante importante para a gestão de resíduos sólidos.

De modo geral, o upcycling consiste em dar uma “nova vida” para produtos que já estavam em seu ciclo final, fazendo com que ele seja aproveitado em sua integridade ou da melhor forma possível.

Contudo, para que o upcycling aconteça, os produtos passam por processos físicos e químicos, a fim de garantir a utilização do item, tal como a sua valorização.

Aqui, a principal característica do upcycling é a não transformação do material ou do produto, mas sim a sua utilização ao máximo, mantendo a sua forma e integridade.

Podemos citar como principais exemplos do upcycling a produção de roupas e acessórios, materiais de reuso, móveis que são transformados em outros, mantendo o mesmo material, dentre outros.

Embora ainda sejam necessárias muitas mudanças acerca do consumo e da gestão de resíduos sólidos, compreender as diferenças entre reutilizar e reciclar são essenciais para a implementação de ações mais sustentáveis.

Se você for novo por aqui, saiba que me chamo Karina Bertocco e trabalho para promover uma alimentação mais saudável e práticas sustentáveis para preservar os recursos do planeta.

Também mantenho um canal no YouTube. Depois acesse e veja alguns vídeos que preparei!

Quer saber quais são os produtos da estação - CTA frutas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *