Quais são as frutas do mês de junho?

Quais são as frutas do mês de junho?

Você sabia que consumir os alimentos na época de sua produção natural é uma atitude sustentável e saudável? Isso acontece porque são usados menos recursos naturais para a sua produção e, consequentemente, tem menor necessidade de química para o seu desenvolvimento e amadurecimento.

Por isso, elaborar a sua lista de compras com base nas frutas do mês de junho vai te garantir produtos de melhor qualidade e mais saborosos. Além disso, a grande vantagem é que estes itens tendem a ser mais baratos, já que são encontrados em abundância nessa época do ano.

Quando pensamos em junho, imediatamente nos lembramos das festas juninas. Nesse período, o milho é o queridinho, sendo usado em pratos tanto doces quanto salgados. Mas ele não é o único que merece atenção: as frutas também estão aí!

Você com certeza sabe que cada fruta, verdura ou legume tem uma época, de acordo com a sua produção. Nesses períodos, os preços costumam ser mais baixos, facilitando o acesso a elas e o nosso consumo.

Caso queira se planejar melhor, veja o meu ebook gratuito sobre sustentabilidade. Nele eu apresento as frutas, verduras e legumes de cada mês do ano e algumas receitas bem legais para aproveitar 100% dos itens da sua feira.

Veja também: Como planejar um cardápio semanal?

Frutas do mês de junho

Com o friozinho que chega na metade do ano, algumas frutas ganham destaque. Consumi-las na sua época “correta”, além de ser bom para o seu bolso, permite que você compre-as nas melhores condições possíveis, bem fresquinhas.

Mas você sabe quais são as mais indicadas para esse período? Para responder a essa pergunta, eu trouxe uma lista com as principais frutas do mês de junho, bem como suas características, benefícios, receitas e até algumas curiosidades!

Tangerina (ou mexerica)

Você sabe qual a diferença entre a tangerina e a mexerica? Não?! Ao contrário do que a maioria pensa, não são duas formas diferentes de chamar uma mesma fruta.

Ela na verdade, mexerica é um tipo de tangerina, sendo que a principal característica que as diferencia é o tamanho: a mexerica é um pouquinho menor.

Outras variações da tangerina incluem a ponkan, mimosa e murcote.

Independente dos nomes e das diferenças, a tangerina e a mexerica estão no topo da lista por serem uma das principais frutas do mês de junho. Excelente fonte de vitaminas C, A e B6, além de contribuir para a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares.

Carambola

De origem indiana, a carambola cresce em uma árvore muito bonita, geralmente usada de maneira ornamental. Ela contém vitaminas A, C e B, além de ser rica em sais minerais. Ela é uma fruta muito popular na região Nordeste do Brasil.

Por conta da grande quantidade de oxalato, porém, pessoas com problemas renais devem consumir a fruta com moderação.

Além de ser uma das principais frutas do mês de junho, a carambola é também bastante versátil, e não somente para sobremesas.

Kiwi 

Em decorrência de sua aparência curiosa, o kiwi é uma das frutas mais interessantes de todas. Entre ser o fruto nacional da China e compartilhar o nome com um animalzinho (de quem o herdou, inclusive!), o que não faltam são curiosidades.

Aliado a tudo isso, o kiwi é também uma das frutas mais recomendadas para o mês de junho.

Rica em vitaminas A e K, potássio e cálcio, ela é o fruto comercial mais rico em vitamina C de todos (sim, mais do que a laranja!). O kiwi vai muito bem em uma série de receitas, inclusive algumas alcoólicas, como a caipirinha.

Laranja-bahia e laranja-lima

Quem gosta de laranja consegue facilmente identificar as diferenças entre os tipos dela, mesmo quando isso não é muito aparente.

Entre as frutas do mês de junho, as duas mais indicadas são a laranja-bahia (a qual tem uma porção de outros nomes semelhantes, como laranja-da-baía e laranja-de-umbigo) e a laranja-lima (também conhecida somente como lima).

Como características principais, a laranja-bahia é notável por não ter sementes e ter a casca grossa. Além disso, ela é originária do estado do qual ganhou o nome. Já a laranja-lima é maior, mais adocicada e tem uma acidez bem menor do que as outras.

Ambos os tipos de laranja são ricos em vitamina C e fibras.

Cupuaçu

Característico do Norte do Brasil (especialmente a região amazônica e o Pará), o cupuaçu é um dos frutos mais utilizados em receitas, inclusive como acompanhamento do açaí.

Mousse, sorvete, pavê, bombom, brigadeiro… Se uma sobremesa existe, ela pode ser feita com o cupuaçu! Essa versatilidade, aliada com propriedades altamente nutritivas, torna a fruta um sucesso tipicamente brasileiro.

Além de todas as características que a tornam uma excelente fruta para junho, o cupuaçu também possui uma vasta e rica história entre os povos indígenas nativos da Amazônia, muitos dos quais utilizam suas sementes com o objetivo de curar dores.

Entre as frutas do mês de junho também estão o mangostão, a atemoia e a maçã

Qual a sua fruta favorita da lista? Existe alguma delas que você não gosta ou nunca provou? 

A diversidade existente no nosso país, mesmo nos meses mais frios, é capaz de agradar até aos paladares exigentes. Aproveite para saborear diferentes sucos e outras receitas que usem tais frutas. Tenho certeza que não vai se arrepender!

Você pode aproveitar para conhecer o meu canal no YouTube, lá eu tenho vários vídeos com informações úteis.

Talvez você não me conheça e essa seja a sua primeira visita ao meu site. Eu me chamo Karina Bertocco, sou especialista em culinária e tenho pós-graduação em nutrição e alimentação saudável.

Além de explicar aqui quais são as frutas do mês de junho, eu quero te convidar a ler aqui as dicas de como reaproveitar melhor os alimentos para evitar o desperdício e aprenda como reduzir o uso de sacola plástica.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *