Aprenda como fazer hambúrguer vegano

como fazer hambúrguer vegano

Eu sempre tento trazer para o meu dia a dia temas como ecologia e sustentabilidade, relacionando-os com a culinária. Como defensora da causa animal, tento apresentar opções de cardápios para que as pessoas tenham a oportunidade de ampliar o conhecimento gastronômico e ainda reduzir, talvez neutralizar, o consumo de proteína vinda de aves, bovinos e demais espécies.

Você que chegou aqui ao meu blog vou te mostrar alguma receita de como fazer hambúrguer vegano.

Nos últimos anos, a percepção da sociedade em relação ao mundo em que vivemos está mudando. Isso pode ser observado em diferentes segmentos, principalmente nos bens de consumo, como vestuário e alimentação.

Na alimentação, por exemplo, o número de pessoas que adotam dietas vegetarianas e veganas cresce de maneira considerável. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, aponta que cerca de 47% dos brasileiros estão dispostos a substituir a carne por vegetais, enquanto 22% preferem não comer nenhum tipo de proteína animal.

Por isso, o número de receitas e as pesquisas relacionadas, como é o caso de como fazer hambúrguer vegano, cresce cada vez mais.

São diferentes pratos a disposição para serem feitos em substituição a alimentos de origem animal, como hambúrgueres, pizzas, receitas típicas e pratos festivos. 

E, para incrementar ainda mais o cardápio de quem é adepto dessa dieta, aprender como fazer hambúrguer vegano é fundamental para ter diferentes opções na hora de sair da rotina alimentar.

Você conhece os benefícios da planta ora-pro-nóbis?

O hambúrguer vegano

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o hambúrguer vegano pode ser feito com diferentes ingredientes, como: milho, soja, proteína de soja, tofu, cogumelos, batata, cereais e diversos outros alimentos. 

Outro fator interessante é que essas receitas não surgiram agora, o hambúrguer vegano existe desde a Eurásia, em que eram feitas almôndegas ovais e kaftas vegetarianos. A iguaria ganhou maior popularidade em 1981, com o restaurante The Gardenhouse, nos Estados Unidos da América (EUA).

Vale destacar também que na Índia, um país cuja maioria populacional é vegetariana, existem também diversas receitas sem o uso de carne e que pretendo apresentar aqui para você.

Como fazer hambúrguer vegano?

Em primeiro lugar, preciso te informar que existem diversas formas de fazer o hambúrguer vegano e a primeira etapa consiste em definir qual será o sabor dele.

Abaixo você verá uma receita minha para preparar um delicioso hambúrguer vegano de feijão.

Hambúrguer de feijão preto sem glúten

Sempre presente na culinária brasileira, o feijão preto também pode ser usado para fazer um delicioso hambúrguer.

O feijão preto precisa ser cozido e amassado para formar uma massa, então é só misturar os temperos e modelar no formato de hambúrguer.

  • 1 ½ xícara de chá de feijão preto cozido;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de aveia;
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz;
  • 1 colher de café de curry;
  • 1 colher de café de páprica doce;
  • 1 colher de chá de ora-pro-nóbis seca a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Como fazer hambúrguer vegano de feijão?

Coloque o feijão cozido em um processador com o azeite, a cebola e o alho e processe até virar uma pasta. Depois adicione a aveia, o curry, a páprica doce, a ora-pro-nóbis, sal e a pimenta e processe.

Depois que tudo estiver incorporado, adicione a farinha de arroz e misture rapidamente. 

Em seguida, molde o hambúrguer vegano de acordo com o seu gosto e frite por imersão, ou doure com apenas um fio de azeite.

Essa receita também é válida para fazer os hambúrguer assados, usando uma assadeira untada com azeite.

Caso você não tenha multiprocessador, pode usar um liquidificador e vá parando e mexendo até conseguir bater tudo e virar uma pasta.

Essa receita acima é bem simples e fácil de fazer. Que tal experimentar nesta semana?

Ao aprender como fazer hambúrguer vegano, saiba que é preciso dar atenção aos temperos para que ele pegue o sabor que você tanto deseja. E, para dar liga na massa, pode ser usado azeite ou farinhas, como a de trigo, quinoa, aveia, rosca ou mandioca.

Vegano ou vegetariano

Algumas pessoas têm dificuldade em entender se uma receita é vegana ou vegetariana. Se você é uma delas, fique tranquilo que vou te explicar melhor esse tema.

Dietas veganas são livres de qualquer ingrediente de origem animal, enquanto nas vegetarianas focam em uma ou mais áreas, mas não neutralizam 100% o consumo de produtos com alguma participação de animais, de maneira específica.

Assim, pessoas veganas não consomem queijos e leites, por exemplo, que são de origem animal, nem qualquer alimento que tenha esses itens como ingredientes. Desta forma, a dieta é feita à base de legumes, frutas, oleaginosas, leguminosas e verduras, que podem produzir alimentos incríveis em substituição aos tradicionais.

Os veganos também não utilizam cosméticos e produtos que tenham algum item de origem animal em sua composição. Vai muito além apenas de mudar a alimentação, é um estilo de vida que busca a harmonia entre todos os seres e o meio ambiente, reduzindo os impactos causados pelo consumo de carnes e outros produtos.

Já os vegetarianos podem ser uma dieta de transição até chegar ao veganismo, ou uma maneira de diminuir o impacto do consumo, mas sem abrir mão de alimentos que fazem parte da rotina do brasileiro e são de fácil acesso, como o queijo, o leite e os ovos.

É importante ainda ressaltar que, receitas como essa que ensinam como fazer hambúrguer vegano podem ser feitas por quem deseja se aventurar por esse novo formato de alimentação e estilo de vida, fazendo a transição de forma gradativa e habituando o paladar aos novos sabores que serão descobertos.

Além dos sabores aqui apresentados, existem diversas outras possibilidades de hambúrguer vegano para fazer e experimentar.

Essa também é uma forma de cozinhar para si e para os outros, mudando hábitos alimentares e descobrindo uma alimentação saborosa e saudável, que pode auxiliar na manutenção da imunidade e no bem-estar da sociedade.

Você acabou de aprender aqui uma receita de como fazer hambúrguer vegano, aproveite e acesse o meu canal no YouTube para acompanhar outras novidades.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *