Como fazer queijo vegano?

como fazer queijo vegano

Dentro da alimentação, um dos grandes desafios é fazer a substituição dos derivados do leite para quem adota um estilo de vida sem produtos de origem animal. Se você sente essa dificuldade, vou te ensinar abaixo como fazer queijo vegano.

Prepare-se para surpreender-se com os incríveis sabores que irá encontrar nessa nova jornada alimentar. Se você já é vegano há muito tempo, as receitas que vou mostrar serão úteis para ampliar o seu conhecimento culinário.

Ser vegano é seguir um estilo de vida que inclui a conscientização ambiental e o não consumo de produtos de origem animal.

Um erro muito comum é achar que o veganismo apenas não se alimenta com itens de origem animal, a restrição se estende a outras áreas. Ele não veste ou usa qualquer produto que tenha sido testado em animais ou leve algum de seus derivados.

Quando se fala em como fazer queijo vegano, ele não será feito à base de leite, mas sim de outros ingredientes de origem vegetal.

A ideia é que você use este tipo de queijo como base para fazer sanduíches, recheios e diversas outras combinações que desejar.

E se imagina que o queijo vegano ficará sem sabor é mero engano. Existem temperos e especiarias que podem ser usados para deixar o resultado ainda mais saboroso e surpreender-se, além dos convidados.

Aprenda como fazer queijo vegano

Abaixo eu trago duas receitas próprias, uma de ricota de tofu e outra de requeijão de inhame. Elas são bem saborosas e simples de fazer.

A minha sugestão é que você faça as duas e veja qual agrada mais o seu paladar. Depois de dominá-la, tente incluir outros ingredientes e transformar a receita em uma coisa mais individual. Está pronto? Vamos lá!

Como fazer ricota de tofu com castanha do Pará?

Essa receita de queijo vegano que ensino abaixo é ideal para usar como recheio de uma lasanha de abobrinha. Você vai se surpreender com o quanto fica gostoso!

Você vai precisar de:

  • 250 g de tofu firme (de preferência orgânico);
  • 60 g de castanha do Pará levemente tostada;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional;
  • 1 colher de chá de orégano seco ou outra erva aromática da sua preferência;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de tahine (pasta de gergelim);
  • Pimenta a gosto.

Modo de preparo

Para fazer esse queijo vegano, você deve drenar muito bem o tofu para retirar o máximo possível da água, depois esfarele-o com as mãos.

Triture rapidamente as castanhas do Pará no liquidificador, até ficar uma textura de farofa grossa (aproximadamente 30 segundos). 

Coloque tudo no liquidificador e bata até tudo ficar bem misturado e adquirir uma textura de ricota. 

Viu só como é bem prática?

Como fazer requeijão de inhame?

Agora você vai aprender como fazer queijo vegano ideal para servir no café da manhã ou ainda como ingrediente para rechear tortas, massas, pizzas. Fica uma delícia!

Esse requeijão de inhame é sucesso entre os meus conhecidos. Experimente fazê-lo em sua casa.

Você vai precisar de:

  • 3 inhames grandes cozidos com casca;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • suco de ½ limão siciliano ou tahiti;
  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional.

Modo de preparo

Segredo: Para fazer esse queijo vegano, cozinhe os inhames com casca para que eles absorvam menos água e a textura final do requeijão fique mais densa/ cremosa.

Após cozidos, descasque os inhames e corte em cubos, reservando-os em seguida.

Coloque no liquidificador o azeite, o suco de limão e os cubos de inhame, bata até virar uma pasta bem lisa.

Em seguida, adicione o sal, o dente de alho e a levedura nutricional e bata até atingir a textura de requeijão (serão mais ou menos 5 minutos para o amido do inhame se soltar).

Abaixo você confere, passo a passo, como fazer esse requeijão vegano. Assista!

Depois que fizer uma das receitas de queijo vegano, eu quero que você venha aqui ou vá às minhas redes sociais para dizer o que achou das receitas.

Existem muitas formas de como fazer queijo vegano. É preciso apenas encontrar um ingrediente que agrada seu paladar e usar os temperos para que fiquem saborosos.

Os resultados podem ser surpreendentes e os mais desavisados nem sempre percebem que se trata de uma versão que não leva produtos de origem animal. 

Agora que já sabe como fazer queijo vegano, que tal escolher uma dessas receitas para começar a praticar. É possível usar a sua criatividade e criar um toque pessoal para cada uma delas.

Além de ensinar como fazer queijo vegano, aqui no blog eu já expliquei os principais benefícios da planta ora-pro-nóbis e as principais diferenças entre vegetarianismo e veganismo.

No YouTube, eu apresento outras receitas. Inscreva-se agora mesmo!

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *