Exemplos de gastronomia sustentável

Gastronomia sustentável exemplos
Quer saber quais são os produtos da estação - Brócolis

A gastronomia sustentável tem cada vez mais bons exemplos para se seguir. Algumas delas são pequenas mudanças no comportamento diário que, feitas de forma coletiva, contribuem para preservar os recursos do planeta.

Antes de apresentar alguns destes exemplos de gastronomia sustentável, é preciso explicar o que ela significa.

Na verdade, com o passar do tempo, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente. Muita gente, por exemplo, prefere comprar de empresas ecologicamente corretas.

Essa preocupação acabou alcançando também a gastronomia. Sua proposta é aproveitar ao máximo os alimentos e evitar desperdícios.

Ao mesmo tempo, a gastronomia sustentável procura não impactar a produção dos alimentos. Em vez de usar ingredientes fora de época, por exemplo, os chefs adaptam suas receitas.

Dessa forma, a ideia é não só cozinhar, mas também cuidar de toda a cadeia produtiva dos alimentos.

Também vale dizer que a gastronomia sustentável foca em usar ingredientes naturais, em vez de alimentos processados e/ou industrializados.

Essa é a sua primeira visita ao meu site? Eu me chamo Karina Bertocco e quero te ajudar a melhorar a sua alimentação, tornando-se mais saudável.

Além de manter um canal no YouTube e de explicar aqui exemplos de gastronomia sustentável, eu também já mostrei aqui no site:

Quais os benefícios da gastronomia sustentável?

Como mencionado acima, a gastronomia sustentável se preocupa com vários momentos da vida dos alimentos, desde a sua produção até a preparação das refeições.

Por isso, ela tem vários efeitos benéficos na cadeia alimentar, começando pela valorização da agricultura local.

Neste contexto, aproveita-se aquilo que os pequenos agricultores produzem nas diversas épocas do ano, respeitando a sazonalidade de cada produto.

Por isso, não precisam de agrotóxicos e outras técnicas nocivas, então acabam por preservar o meio ambiente e entregam alimentos mais saudáveis.

Ainda existe como benefício a queda no desperdício e na produção de resíduos. Afinal, as receitas passam a ser pensadas para aproveitar o máximo possível dos alimentos disponíveis no período.

Exemplos da gastronomia sustentável

Agora que você já sabe mais sobre a gastronomia sustentável, é hora de falar de exemplos para seguir.

São coisas simples que você pode, inclusive, adotar no seu dia a dia, na sua casa, e favorecer o meio ambiente. Acompanhe!

Alimentos orgânicos

Um dos exemplos de gastronomia sustentável é usar alimentos orgânicos na receita. Eles não são cultivados com agrotóxicos, então fazem muito bem à saúde.

Além disso, os agrotóxicos são muito nocivos ao meio ambiente, contaminam o solo, os lençóis freáticos, prejudicam os animais etc.

Ao não usar desses “venenos”, os alimentos orgânicos contribuem imensamente para a preservação de toda a natureza.

Produtores regionais

Comprar produtos produzidos localmente também é uma boa opção para preservar a natureza.

Mais do que estimular a produção e comércio local, é algo que diminui os impactos da logística necessária para transportar os alimentos de um lado para o outro e a poluição causada.

Ingredientes sazonais

Outra coisa que você pode fazer para adotar a gastronomia sustentável é usar ingredientes de época, em vez de procurar por aqueles que não estão no seu momento certo de produção.

Para produzir fora de época, os agricultores usam agrotóxicos e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente. Com isso, algumas frutas e legumes acabam até com sabores quase que artificiais, enquanto que os itens que são da estação são extremamente saborosos.

É uma oportunidade, inclusive, de criar e experimentar novas receitas e sabores. Pode ser que uma fruta esteja em época e você consiga um ótimo resultado em vez de usar o ingrediente tradicional da preparação. Experimente!

Cuidado com espécies ameaçadas

Sabia que, como os animais, existem vários vegetais em risco de extinção? Alguns exemplos são o Umbu, o Palmito-juçara, a Amêndoa de Baru e vários outros.

Pensando nisso, é importante evitar consumir produtos que estão em risco e valorizar a sua produção consciente. E, se você quiser consumi-los, pode procurar por produtores legais. Ou seja, aqueles que têm autorização para vender os produtos, em vez daqueles que fazem a extração de modo clandestino.

É importante dizer que, durante o texto, dei destaque aos alimentos vegetais, plantados. Porém, entre os exemplos de gastronomia sustentável também tem os cuidados com os alimentos de origem animal, como a carne, mel e outros.

Avalie seu padrão de consumo e experimente reduzir o uso de ingredientes de origem animal. Muitas reais são desmatadas ilegalmente para virar pasto e essa criação indiscriminada usa recursos que demoram anos para se renovar.

Sem desperdício

Os alimentos podem ser bem mais aproveitáveis do que você imagina. Por isso, um outro exemplo de gastronomia sustentável é usar tudo que os Ingredientes têm a oferecer.

Você pode usar as cascas, as fibras, o suco das frutas e mais.

A casca de banana, por exemplo, pode servir para tortas. Ou então, você pode fritá-las e comer como um petisco.

Use sempre 100% dos alimentos. Nem que seja guardar suas cascas para fazer um suco depois. Isso vai evitar desperdícios de alimentos em condições de consumir e que iriam para o lixo.

Além do aproveitamento, você vai diminuir a produção de resíduos, o que também é ótimo para o meio ambiente.

Aproveite também as sobras de uma refeição para criar novos pratos, diminuindo assim o desperdício.

Qual desses exemplos de gastronomia sustentável você já faz? Qual deles você achou mais interessante?

Lembre-se que, com algumas mudanças na rotina, você pode ajudar muito o ambiente, e ainda comer melhor e cuidar do seu bem-estar.

Quer saber quais são os produtos da estação - CTA frutas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *