Por que evitar alimentos industrializados?

por que evitar alimentos industrializados

A correria do dia a dia, com múltiplas jornadas entre trabalho, estudo e cuidados com o lar, leva milhares de brasileiros a negligenciar os cuidados com a comida. Nisso, eles acabam elevando o consumo de enlatados, congelados e milhares de outros produtos que trazem problemas à saúde. Você não sabe por que evitar alimentos industrializados? Vou te explicar!

Você já parou para refletir sobre a composição dos ingredientes que estão no seu prato? Qual é o percentual entre legumes, verduras e cereais?

Muitas pessoas investem muito dinheiro em cuidados estéticos e treinos, mas esquecem que a saúde começa nos pequenos cuidados com a alimentação.

Neste caso, os alimentos industrializados vêm disfarçados de facilidades no dia a dia, mas escondem diversos componentes que são maléficos para o organismo.

Se a sua dúvida é sobre por que evitar os alimentos industrializados? Quero te convidar a refletir sobre diversos aspectos e achar as respostas.

Entenda aqui o que são as Zonas Azuis e porque as pessoas vivem mais e melhor nelas!

Por que evitar alimentos industrializados?

Antes de continuar, quero que se pergunte: por que esse tipo de alimento faz mal? Como posso identificar se é prejudicial à saúde? Excesso de sódio e gordura já são indicativos de que tais produtos já devem ser evitados.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que entre os motivos pelos quais você deve evitar alimentos industrializados está o fato deles terem poucos ou nenhum nutriente. Assim, eles oferecem fonte de energia com produção calórica, mas não proporcionam ao organismo os nutrientes que ele precisa para funcionar de maneira adequada.

Além disso, na maioria das vezes, possuem substâncias maléficas ao organismo e uma alta quantidade de sais e outros produtos que vai causar danos ao corpo. Por isso, consumir o mínimo (ou nenhum) possível desses alimentos é o ideal para preservar sua saúde.

Vale ressaltar ainda que é importante ficar atento às informações que estão nos rótulos desses alimentos para se certificar sobre as substâncias presentes, uma vez que apenas uma pequena parcela deles é saudável, conforme aponta um estudo feito pela ONG holandesa Fundação de Acesso a Nutrição.

Quais são os piores alimentos industrializados?

Agora que já entendeu porque evitar alimentos industrializados, aqui vai uma lista dos piores, onde eles mais afetam o seu corpo e como evitá-los de forma prática e saudável. 

Refrigerantes

Assim como os sucos industrializados, os refrigerantes contêm grandes quantidades de açúcar, o que propicia o aumento dessa substância no sangue e pode provocar diabetes. 

Por que evitar esse alimento industrializado? A alta presença de corantes prejudica o funcionamento do fígado e a acidez pode alterar o pH do organismo. Esses produtos não possuem fontes de vitaminas ou outros nutrientes, e podem afetar ainda a saúde dos ossos, estômago, bucal e contribui para o ganho de peso.

Para a substituição podem ser consumidos os sucos naturais (que muitas vezes não precisam da adição de açúcar) e a água saborizada.

Temperos industrializados

Com alta concentração de sódio, os temperos industrializados (aqueles vendidos em supermercados e feitos por grandes empresas) possuem também aditivos químicos para realçar o sabor e a cor dos alimentos.

Além disso, esses produtos também têm o efeito de retardar o processo em que o organismo se sente satisfeito após uma refeição, contribuindo para um consumo exagerado de alimentos e provocando o ganho de peso.

Uma excelente alternativa é usar temperos naturais, como sal, alho, cebola, cheiro verde, pimenta, orégano e outras ervas que são usadas na culinária para dar mais sabor aos alimentos e oferecem benefícios para a saúde.

Salgadinhos

De maneira geral, os salgadinhos e as batatas de pacotes oferecem um grande risco à saúde. 

Nesses alimentos é possível identificar uma grande quantidade de aditivos químicos, gorduras e sódio, que contribuem para o surgimento de problemas relacionados à hipertensão, afetam os rins e fazem surgir alergias diversas. Além disso, eles ajudam no ganho de peso.

Uma alternativa ao consumo desses alimentos é a pipoca feita com óleo vegetal, e evite aquela do micro-ondas.

Alimentos embutidos

Os alimentos embutidos, como as salsichas, presunto, bacon, carne enlatada, salame e diversos outros são ricos em sal e gordura saturada. Com isso, eles podem apresentar um risco para quem tem problemas de pressão alta, por exemplo. 

Além disso, em seu processo de fabricação são usados nitratos e nitritos. Esses dois componentes, quando estão no organismo, se transformam em nitrosaminas e, estudos recentes mostram que essa substância tem ação cancerígena.

Você pode evitar esse alimento industrializado e substituí-lo por frango desfiado, atum ou outros que não sofrem o processo de cura.

Macarrão instantâneo

Também conhecido como ‘miojo’, o macarrão instantâneo é muito consumido no país e é famoso pela sua praticidade no preparo, o que pode ser uma ótima alternativa para dias corridos em que a fome aperta. No entanto, estudos mostram que ele contribui para o surgimento da síndrome metabólica.

Esse alimento possui sódio e gordura em alta quantidade, o que contribui para o aumento dos níveis de glicose no sangue e da pressão arterial, sendo um risco para pessoas diabéticas.

Uma alternativa saudável, e que também é rápida no preparo, é optar pelo consumo de macarrão integral ou massas em geral, que não são preparadas de maneira instantânea.

Com todos esses argumentos, acredito que tenha respondido a sua pergunta inicial: por que evitar alimentos industrializados? Se restar alguma dúvida, use o campo de comentários abaixo para falar comigo.

Portanto, se atente aos alimentos consumidos, eduque as crianças e adolescentes, para que no futuro tirem esse hábito de comer alimentos industrializados.

Em um primeiro momento, os alimentos industrializados podem até parecer a melhor solução para o dia a dia, mas a longo prazo eles podem danificar sua saúde e possibilitar o surgimento de diversas doenças, prejudicando cada vez mais sua qualidade de vida.

Aqui no blog, você vai encontrar diversas receitas naturais para viver e diminuir cada vez mais o consumo e passar a evitar alimentos industrializados, adotar um estilo de vida mais saudável e criar uma rotina de preparar sua comida em casa.

Se tiver espaço em casa, experimente também criar uma pequena horta e cultivar uma pequena parte dos seus alimentos. Isso vai te ajudar a experimentar novas combinações mais naturais, livres de agrotóxicos.

Conseguiu agora compreender as razões pelas quais você deve evitar alimentos industrializados? Aproveite também para ler mais sobre:

Principais benefícios de um estilo de vida saudável

Aprenda a diferença entre vegano e vegetariano

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *