Você conhece os benefícios de um estilo de vida saudável?

beneficios de um estilo de vida saudavel

A preocupação com a qualidade e expectativa de vida tem estimulado, cada vez mais, a adoção de hábitos mais saudáveis. Dietas nutricionais completas, exercícios físicos diários, dormir bem e cuidar da mente são mudanças que fazem toda a diferença na vida de uma pessoa.

Quando você avalia os principais benefícios de um estilo de vida saudável e como eles podem melhorar a sua disposição diária, é praticamente impossível não considerá-los e fazer pequenas adaptações para incorporar tais recomendações em sua rotina.

Quem nunca se sentiu meio desligado em um dia atípico? Ou teve um mal-estar durante o dia ou ainda um cansaço em excesso? Ou ainda, você pode ainda perceber que falta concentração e as doenças modernas atormentam muito com ansiedade, estresse e depressão tirando o sono.

Estes todos são pequenos sinais que o seu corpo está dando de que algo não anda bem e o problema pode ter relação direta com o sedentarismo e a alimentação ruim.

Por outro lado, os benefícios de um estilo de vida saudável podem ser percebidos com a melhora da disposição, do sono, da concentração e outros aspectos.

E adivinha? Trago boas notícias: com um estilo saudável você vai se sentir melhor.

Nesse artigo, vou fazê-lo entender que pequenas mudanças na sua vida vão melhorar o seu bem-estar. Por isso, é importante introduzir novos hábitos, eliminando os antigos aos poucos.

Veja aqui quais são os alimentos mais saudáveis do planeta!

Você já ouviu falar em blue zones?

Principais benefícios de um estilo de vida saudável

Afinal, o que é ter uma vida saudável? O conceito, na verdade, é bem amplo e engloba, por exemplo, dar preferência à alimentação equilibrada, controlar o peso, praticar atividades físicas diárias e ir ao médico regularmente. 

Estes hábitos, em conjunto, previnem e auxiliam no tratamento de doenças crônicas e ajudam o indivíduo a colher alguns dos benefícios de um estilo de vida saudável.

Logo, não basta apenas ficar lendo sobre, é importante colocar em prática algumas dicas que trago aqui para você. Leia com atenção!

Qualidade de vida em todos os aspectos

Engana-se quem pensa que ter uma vida saudável vai ajudar apenas a manter o peso! Combinar dieta equilibrada e exercícios físicos, por exemplo, vão também aumentar a disposição, reduzir o estresse e prevenir problemas sérios de saúde, como colesterol, derrame, diabetes e hipertensão.

Focando na questão da alimentação saudável, consumir frutas, legumes, verduras e proteínas de forma equilibrada são ações que vão garantir a presença de todos os nutrientes necessários para o organismo.

Quer um exemplo? Você já deve ter ouvido falar muito sobre os ácidos graxos ômega 3, certo? Mas, que benefícios eles trazem e onde podem ser encontrados?

O ômega 3 previne problemas cardíacos e doenças autoimunes, como o lúpus, além de cânceres, artrite e inflamações intestinais. O nutriente é encontrado na semente de linhaça, peixe e óleos de peixe. Já a proteína da soja reduz os níveis de colesterol, enquanto a luteína, antioxidante encontrado no kiwi e laranja, reduz a degeneração macular em idosos.

Entenda aqui o que vegano não pode comer!

Elimina o excesso de peso

Ok, não dá para falar nos benefícios de um estilo de vida saudável sem aprofundar os efeitos na manutenção do peso adequado. E não estamos falando em questões estéticas, mas de manutenção da saúde. O sobrepeso pode provocar doenças sérias no sistema cardiovascular, além de afetar a estrutura óssea.

Não podemos ignorar também que, associando exercícios físicos regulares e alimentação saudável, você vai melhorar o metabolismo e a circulação, fortalecerá a musculatura, vai reduzir a ansiedade e dormir muito melhor. Então, precisa de mais motivos? 

Combate a depressão

A alimentação balanceada e a prática de exercícios melhoram a autoestima, aliviam o estresse e, com isso, combatem a depressão. Isso tem, inclusive, fundamentação científica.

Estudos comprovam que a atividade física aumenta os níveis da serotonina, neurotransmissor de suma importância para o equilíbrio emocional.

A disposição aumenta

Os exercícios físicos não aumentam apenas os níveis de serotonina, como também liberam endorfina, outro neurotransmissor que influencia na sensação de bem-estar. Neste caso, é diretamente responsável pela sensação de prazer.

Por isso que, quando você realiza uma atividade física como ginástica, dança ou mesmo corrida, que seja por 30 minutos, vem aquela sensação de satisfação ao final.

Auxilia na prevenção de doenças

Quando uma pessoa é sedentária e não leva um estilo de vida saudável, o seu corpo começa a “apresentar falhas”. Estas são sinais do sedentarismo. 

Isso aumenta a chance de desenvolver ou intensificar doenças pré-existentes, como colesterol alto, hipertensão arterial, osteoporose, entre outras.

A reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos são fundamentais para combater tais problemas.

Interfere positivamente no tratamento contra o câncer

Pessoas com hábitos saudáveis, especialmente alguma atividade física regular, têm menor risco de desenvolver 13 tipos de câncer, entre eles, de esôfago, fígado e pulmonar.

Mesmo aqueles que passem por algum tratamento contra o câncer também são beneficiados, uma vez que o corpo se fortalece com a ingestão adequada de nutrientes.

De fato, adotar um estilo de vida saudável ajuda a superar os efeitos colaterais do tratamento, principalmente no que toca à alta dosagem de medicamentos.

Aumenta a expectativa de vida

Estudos da Universidade de Leicester indicam que não fumar e praticar exercícios regularmente podem aumentar a expectativa de vida em até oito anos.

Mais do que viver mais, viver melhor!

Este é um dos principais benefícios de um estilo de vida saudável, já que a pessoa chega com disposição na terceira idade.

Dorme melhor

Para finalizar, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos, o último de nossos benefícios de um estilo de vida saudável envolve o sono mais profundo e de qualidade.

Já falamos disso, mas não custa reforçar. Hábitos saudáveis, especialmente os exercícios físicos, melhoram a qualidade do sono, além de reduzir o tempo que o indivíduo leva para dormir.

No dia seguinte, a pessoa acorda mais disposta por ter dormido bem, o que faz toda a diferença nas atividades. 

Vai ficar fora dessa?

Os benefícios de um estilo de vida saudável são muitos e, na verdade, não há desvantagens. Como são hábitos que precisam ser mudados, o ideal é ir aos poucos nessa adaptação.

Lembre-se, qualquer problema detectado em sua saúde necessita de recomendação médica. Só ele pode te avaliar e indicar o tratamento ideal.

É importante saber que não basta apenas dietas balanceadas e exercícios regulares se você fizer uma mudança maior e eliminar os hábitos nocivos, evitar cigarro, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e ir ao médico com frequência.

Agora que você já conseguiu entender melhor quais são os principais benefícios de um estilo de vida saudável e como mudar sua rotina para colhê-los, aprenda também:

Como fazer hambúrguer vegano?

Veja receitas com a planta ora-pro-nóbis

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *