O que é vinho orgânico?

O que é vinho orgânico?

Com os alimentos orgânicos ficando cada vez mais requisitados, não é surpresa que as bebidas também sigam a tendência. O vinho orgânico é um exemplo disso e ganha cada vez mais popularidade.

Somente no intervalo entre os anos de 2012 e 2017, o consumo mundial de vinhos orgânicos saltou de 349 milhões de garrafas por ano para 676 milhões, conforme divulga o Beverage Daily, portal de notícias e análises da indústria de bebidas.

De acordo com a mesma fonte, é esperado que esse número alcance a casa do bilhão a partir de 2022.

Ah, mas Karina, o que é vinho orgânico? No que ele se diferencia dos demais? Fique tranquilo que eu vou responder todas as questões neste artigo.

Se você é novo por aqui, eu sou Karina Bertocco, especialista em culinária, com pós-graduação em nutrição e alimentação saudável. Além de escrever aqui no site, eu também tenho um canal no YouTube com diversos conteúdos especiais.

Eu já expliquei, em outra oportunidade, as vantagens de ter uma horta vertical em casa e o que são as blue zones, desta vez vou apresentar o que é vinho orgânico, essa bebida que começou a ser produzida na Califórnia, Estados Unidos, na década de 1960. Boa leitura!

Vinho orgânico: cultivo e produção que fazem a diferença

Vinho orgânico é o nome dado a bebida cujo cultivo não envolveu a utilização de produtos químicos (pesticidas, fertilizantes sintéticos, herbicidas, fungicidas) e que a vinificação (transformação da uva em vinho) incluiu apenas recursos naturais.

Lucas Simões, sommelier e enólogo (estudioso dos processos de produção do vinho),  explica que a vinificação de vinhos orgânicos tende a dispensar práticas de micro-oxigenação (liberação artificial e controlada de oxigênio) e adição de leveduras produzidas em laboratório.

Compostos químicos destinados a deixar o produto mais rentável também ficam de fora da fabricação, de acordo com o especialista.

Resumindo, para você entender o que é vinho orgânico, saiba que ele se difere dos demais por ser feito com uvas cultivadas de forma orgânica e pelos recursos não-naturais que são excluídos do processo de vinificação.

Essas características influenciam na coloração e textura do produto final, tornando essa variedade de vinho mais escura e densa em comparação às demais.

Diferenças no cultivo

Depois de ler a introdução acima sobre o que é vinho orgânico, é necessário falar sobre o conjunto de práticas diferentes que são usadas pelos produtores, desde o cultivo da uva, para mantê-las saudáveis, sem a intervenção de produtos químicos.

Controle de pragas

Os produtores utilizam estratégias que minimizem os danos ao solo para afastar insetos, ervas daninhas, fungos e demais organismos indesejados das lavouras.

Para tanto, fazendeiros trabalham em prol da natureza em vez de agir contra ela, como indica Daniel Honan, escritor especializado em comida e vinhos, em artigo para o The Guardian australiano.

Ampliar a biodiversidade do vinhedo é uma das formas adotadas para manter ervas daninhas e insetos sob controle. Isso é feito, por exemplo, por meio da introdução de cobertura vegetal.

Esse tipo de vegetação é plantada sem o intuito de ser colhida, mas para cobrir a terra a fim de desacelerar a erosão, melhorar a saúde do solo e aumentar a quantidade de água disponível, entre outros benefícios.

A cobertura vegetal ajuda no controle de pestes ao servir de habitat para insetos benéficos que são inimigos naturais das espécies problemáticas para o cultivo de uvas do vinho orgânico.

Com essas práticas, o vinhedo se torna um ecossistema capaz de combater e eliminar os problemas sem a interferência de soluções químicas artificiais e potencialmente tóxicas.

Fertilização e cuidados com o solo

Em relação aos fertilizantes, os vinhedos destinados à produção de vinho orgânico adotam práticas que mantém o equilíbrio do terreno sem o emprego de fertilizantes sintéticos nem de aditivos ou adubos com presença de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.

Em vez desses recursos, outras estratégias naturais são implementadas. 

A rotação das lavouras, assim como os adubos verdes e as coberturas vegetais são maneiras simples de promover a recuperação do solo e mantê-lo rico em nutrientes sem recorrer a produtos feitos pelo homem.

O vinho orgânico é bom para a saúde?

Agora que já te expliquei os segredos da fabricação que ajudam a entender o que é vinho orgânico, é necessário falar sobre os benefícios deste tipo de produto.

O vinho feito com uvas orgânicas apresenta os mesmos benefícios dos tradicionais quando consumido regularmente e com moderação.

Dentre as vantagens do consumo responsável do vinho orgânico, posso elencar:

  • Contribuição na redução do LDL, o colesterol ruim, ao mesmo tempo que aumenta os índice de HDL, o colesterol bom, na corrente sanguínea;
  • Prevenção de doenças que degeneram o sistema nervoso;
  • Benefícios ao sistema cardiovascular ao reduzir a pressão arterial;
  • Diminuição das chances de desenvolvimento de quadros como acidente vascular encefálico, também conhecido como derrame;
  • Prevenção do aparecimento de câncer por meio das substâncias antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres;
  • Melhorias no processo digestivo dado ao aumento de suco gástrico produzido e ao estímulo da vesícula;
  • Ajuda na redução de inflamações nas articulações e na pele.

Mas vale destacar que, os vinhos orgânicos não deixam de conter álcool, substância nociva ao organismo se ingerida em quantidade excessiva.

Além dos benefícios para a saúde de quem bebe, o consumo de vinho orgânico apoia um estilo de produção que é mais sustentável e benéfico para o meio ambiente, uma vez que o uso de substâncias químicas que envenenam o solo e as águas é dispensado.

Depois de aprender aqui o que é vinho orgânico e os detalhes que envolvem a sua produção, avalie com calma os itens que consome todos os dias. Busque compreender se eles danificam ou colaboram com a preservação do meio ambiente.

Se você tem curiosidade, eu explico aqui os alimentos que os veganos não comem e a diferença deles para os vegetarianos.

Você pode ainda entrar em meu canal no YouTube para ver algumas receitas deliciosas que eu preparei para você. Elas são saborosas e saudáveis.

Conseguiu compreender o que é vinho orgânico? Compartilhe agora este conteúdo com os amigos nas redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *