Como fazer horta vertical com garrafa pet?

Como fazer horta vertical com garrafa pet

Com a verticalização das cidades, os espaços das casas e apartamentos estão cada vez menores. Desta forma, aprender como fazer horta vertical com garrafa pet é essencial para quem deseja cultivar suas ervas e temperos.

É importante dizer que esta forma de reuso das garrafas pet ajuda a reduzir o lixo do planeta.

As garrafas pet somente deixam de existir após, no mínimo, 200 anos e, no máximo, 600 anos, conforme um estudo do IBAMA. Isto é, elas permanecerão intactas, poluindo o meio ambiente, por centenas de anos.

Ao utilizá-las em projetos que lhes atribuam um novo propósito, como a horta vertical, você está impedindo que elas causem um impacto ambiental negativo, sem falar da economia de dinheiro com vasos.

Além do aspecto reciclável, as hortas verticais com garrafas pet são ótimas porque podem ser instaladas em casas e apartamentos com pouca área disponível. Por não ocupar uma área horizontal, esse tipo de solução é ideal para quem aprecia jardinagem e possui um lar compacto.

Você não deve esquecer dos benefícios de cultivar as próprias hortaliças, frutas e legumes sem agrotóxicos e outras substâncias nocivas à saúde.

São muitas vantagens em um projeto só, não? Neste artigo, preparamos um passo a passo de como fazer horta vertical com garrafa pet.

Essa iniciativa pode te ajudar, inclusive, na sua reeducação alimentar.

Como fazer horta vertical com garrafa pet: passo a passo

A horta vertical com garrafas de plástico pode ser feita de diversas maneiras. Elas podem ser dispostas na horizontal, na vertical, cortadas ao meio, empilhadas, etc.

Vou te explicar como fazer horta vertical com garrafa pet de uma maneira que você terá liberdade para organizá-las em seu espaço.

Os passos são simples e podem ser finalizados em poucas horas.

Materiais necessários

Para facilitar o processo de construção da horta, deixe todos os materiais necessários no local onde o jardim será instalado.

São eles:

  • Garrafas pet limpas e secas;
  • Corda de varal;
  • Tesoura;
  • Terra;
  • Pedras;
  • Sementes ou mudas.

Em relação ao local, dê preferência a espaços externos onde há incidência de raios solares e proteção contra mudanças climáticas extremas.

Também é possível fazer horta vertical com garrafa pet pequena e fixá-la no interior da residência.

Nesse caso, vale a pena fazer uma pesquisa sobre as hortaliças que você deseja plantar para descobrir se elas conseguem se desenvolver em ambiente interno.

Corte as garrafas pet

Posicione a garrafa na horizontal e corte a área que será a abertura do vaso.

Lembre-se de não cortar uma porção muito grande da superfície da garrafa, pois isso pode reduzir os espaço disponível para acomodar a terra e permitir que a planta cresça.

Aberturas muito grandes também podem prejudicar a estabilidade da garrafa quando ela for pendurada.

Ao mesmo tempo, ter aberturas pequenas demais na horta vertical com garrafa pet restringe o crescimento das plantas e o acesso à luz solar.

Faça furos para drenagem e passagem da corda

Com auxílio da tesoura ou de um objeto pontiagudo, faça pequenos furos ao longo da lateral que será o fundo do vaso. 

Esse passo é importante, pois os furos permitem que a água seja drenada e não se acumule no vaso, o que pode danificar as raízes das plantas.

Feito isso, crie dois buracos em cada extremidade da garrafa. A circunferência dos furos deve ser compatível com a grossura do material escolhido para sustentar a horta vertical com garrafa pet.

Os furos precisam estar alinhados verticalmente, sendo um na parte de cima e outro na parte debaixo da garrafa. O alinhamento é preciso para que a corda possa atravessar a garrafa corretamente e sustentar o peso da terra.

Passe a corda pelos furos

Repita os passos 2 e 3 em todas as garrafas que irão fazer parte da sua horta. Quando terminar, é hora de passar a corda de varal, barbante ou qualquer outro material resistente pelos furos nas extremidades.

Para tanto, corte dois pedaços de corda com o comprimento compatível ao número de garrafas que serão penduradas. Calcule a medida levando em conta o espaçamento entre os vasos.

Passe as cordas pelos buracos da garrafa que ficará na base da horta vertical.

Posteriormente, faça um nó na ponta de cada linha para fixar a corda. O resultado deve ser uma garrafa atravessada por fios cujos nós estão abaixo da lateral que representa o fundo do vaso.

Faça o mesmo procedimento com as outras garrafas que farão parte da sua horta vertical. 

Quando terminar, fixe a ponta da corda na parede com auxílio de um gancho ou prego.

Se você for fixar as garrafas com ganchos ou outros materiais, pule a etapa das cordas.

Preencha as garrafas com terra e sementes

Com a estrutura já pendurada, adicione uma camada de pedras para que a água consiga ser drenada, em seguida coloque a terra, preferencialmente adubada, e as sementes ou mudas das suas hortaliças favoritas.

Tenha cautela para não sobrecarregar a estrutura vertical ao colocar muita terra nos vasos. Lembre-se que ao crescer, as plantinhas deixarão as garrafas um pouco mais pesadas.

Outro cuidado a se tomar, é não colocar muitas sementes ou mudas no mesmo vaso. No caso de mudas, coloque, no máximo, duas em cada garrafa.

Por fim, saiba que embora estejam todas juntas na mesma horta vertical com garrafa pet, cada tipo de hortaliça demanda frequências de rega diferentes, assim como outros cuidados para crescer.

Portanto, lembre-se de fornecer um tratamento personalizado para suas plantinhas para que elas cresçam de forma saudável.

Ao seguir as dicas de como fazer horta vertical com garrafa pet, você dará um novo fim a este produto que gera muita poluição e terá opções para fazer temperos ou chás, sempre que precisar.

Eu já expliquei aqui no blog quais são os benefícios do shitake e como ganhar dinheiro com alimentos.

Se preferir, entre também no meu canal no YouTube para ver algumas receitas deliciosas que eu preparei.

Se você gostou das minhas dicas de como fazer horta vertical com garrafa pet, compartilhe agora com os amigos nas redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *