Quais são os benefícios do levedo de cerveja para a saúde?

benefícios do levedo de cerveja para a saúde

Um fungo chamado de Saccharomyces cerevisiae é responsável por fermentar o açúcar de diversos cereais, entre eles o malte, o lúpulo e a cevada, que estão na maioria das cervejas. Desse processo nasce o levedo de cerveja, riquíssimo em fibras e vitaminas do complexo B.

Os benefícios do levedo de cerveja para a saúde são vários e ele pode ser consumido como um complemento das refeições ou em outros formatos que já estão disponíveis no mercado.

Na verdade, você nem precisará beber cerveja para aproveitar dos benefícios do levedo, mas se for consumi-la, sempre com moderação viu!

Para consumir o levedo da cerveja, além da própria bebida, você pode comprá-lo em pó ou em flocos, também existem opções na versão líquida ou em comprimidos. 

É possível comprá-lo em farmácia, lojas de produtos naturais e na internet.

Independente do formato encontrado, para colher os benefícios do levedo de cerveja para a saúde basta adicioná-lo nos pratos ou bebidas (água ou suco). Ele provoca uma sensação de saciedade, ajudando as pessoas que precisam perder peso.

Se você é novo aqui no blog, eu sou Karina Bertocco. Sou especialista em culinária e, como chefe, sei bem que não há nada mais gratificante do que ver a felicidade das pessoas. Por isso, sempre posto novas dicas para transformar a alimentação em algo mais saudável e prazeroso.

Leia também: Descubra os benefícios da planta ora-pro-nóbis

Benefícios do levedo de cerveja para a saúde

Acima você já entendeu a origem deste produto e também as formas disponíveis para consumo no mercado. Mas eu sei que seu objetivo é compreender melhor quais são os benefícios do levedo de cerveja para a saúde.

Por isso, abaixo eu reuni os principais. Boa leitura!

Fortalece o sistema imunológico

O levedo de cerveja pode ajudar a aumentar sua imunidade. Isso graças ao selênio, um antioxidante no qual ele é rico.

Dessa forma, você ficará menos suscetível a contaminações e a desenvolver diversas doenças, inclusive resfriados e gripes.

Saúde dos cabelos

Outro efeito do levedo é para os cabelos. Ele torna os fios mais fortes e ajuda a diminuir a queda.

A alta concentração de vitaminas do complexo B no levedo de cerveja faz com que ele atue no tratamento para inibir a quebra dos fios. Ele ainda estimula a produção de queratina, essencial para que o cabelo cresça de forma saudável.

Contra distúrbios no trato digestivo

O suplemento tem algumas características probióticas, isso significa que ele pode ajudar a prevenir e a tratar vários distúrbios digestivos.

Outro benefício do levedo de cerveja é que ele também age contra a síndrome do intestino irritável, a colite induzida por Clostridioses e outros problemas.

Descubra aqui quais são os alimentos que ajudam a prender o intestino!

Melhora a saúde da pele

Com o consumo regular de levedo de cerveja, você pode perceber alguns efeitos para a sua pele. Isso acontece graças a ele ser rico em vitaminas do complexo B.

Entre os benefícios para a pele estão a diminuição da acne, da psoríase e também do eczema. As unhas também ficam mais saudáveis com as vitaminas.

Cuida do coração

Para quem tem colesterol alto, o levedo pode ter ótimos efeitos e colaborar com a manutenção da saúde do coração.

Quem faz o consumo regular, em quantidade equilibrada, aproveita vários benefícios do levedo de cerveja, entre eles, a diminuição do LDL no sangue.

O LDL é o colesterol ruim. Além disso, o suplemento ajuda a aumentar o colesterol bom, que é o HDL.

Tonifica os músculos

Consumir o levedo de cerveja pode ser benéfico para quem faz musculação. Com o suplemento, o atleta ganha mais disposição para as atividades.

Ao mesmo tempo, o levedo modera o apetite

Sem contar que ele é uma proteína, então contribui para os músculos e seu desenvolvimento.

Veja a lista dos alimentos mais saudáveis do planeta!

Reduz sintomas da TPM

As mulheres que sofrem com os sintomas da TPM podem aproveitar dos benefícios do levedo de cerveja.

O suplemento é rico em vitaminas do complexo B, como citei antes, e também é rico em zinco. Esses dois nutrientes conseguem regular os hormônios femininos.

Dessa forma, ajudam a atenuar os sintomas pré-menstruais, principalmente em mulheres que sofrem com eles em grande intensidade. 

Controla o diabetes

Outro nutriente em que o levedo é rico é o cromo. Ele é eficaz no controle da insulina no organismo.

Por isso, o levedo ajuda também contra a diabetes, começando por quem quer prevenir a doença.

Mas quem já sofre com o problema conta com o auxílio do suplemento para controlar a diabetes e evitar suas consequências.

Levedo de cerveja pode fazer mal?

Apesar dos seus benefícios, o levedo de cerveja pode ser ruim em algumas situações, principalmente se for consumido em excesso.

Os efeitos vão depender do organismo do indivíduo.

Quem tem problemas intestinais, por exemplo, pode desequilibrar as bactérias probióticas do intestino ao consumir o levedo de cerveja de forma exagerada. 

Essas bactérias regulam o intestino e podem parar de fazer seu trabalho.

Já quem convive com a doença celíaca não deve consumir nunca o levedo da cerveja. Ele pode fazer muito mal.

O mesmo pode acontecer para quem convive com casos de micose, candidíase por repetição ou outras doenças por fungos.

Se o consumo do levedo de cerveja provocar inchaço, mal-estar ou outra reação, interrompa seu uso imediatamente.

Em seguida, procure um médico para ter a certeza de que o suplemento é ideal para você ou se existe uma orientação contrária sobre o seu uso.

Você pode ver acima que são vários os benefícios do levedo de cerveja para a saúde, mas que eles são diferentes de acordo com cada indivíduo.

Mesmo ele sendo um suplemento que não exige prescrição, é sempre aconselhado que você busque apoio de um nutricionista. Este profissional vai recomendar a dose ideal de acordo com o seu biotipo e rotina.

Se você ainda não conhece, eu tenho um canal no YouTube em que apresento diversas receitas e dicas sobre alimentação, estilo de vida e outros temas. Acesse aqui!

Depois de saber quais são os benefícios do levedo de cerveja, recomendo que você leia também:

Você conhece os benefícios da água com gás?

Entenda melhor o que é reeducação alimentar

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *