Qual é o benefício da água com gás?

Qual é o benefício da água com gás

Por causa do seu sabor levemente ácido e da sensação borbulhante que oferece, a água com gás é uma bebida popular e querida por muitos. Ela é, inclusive, uma boa opção saudável para os apaixonados pela refrescância do refrigerante.

Poucos sabem qual é o benefício da água com gás para a saúde do nosso organismo. Se você também é um deles, sugiro que acompanhe este artigo até o final.

Porém, vale destacar que nem todas as águas com gás apresentam a mesma composição. Existem opções no mercado com adição de açúcares, aromatizantes e sabores artificiais que não são benéficas. Fique atento e não seja enganado!

Ao tratar dos benefícios da água com gás, estou me referindo a opção sem aditivos, ok?

Portanto, confira o rótulo da bebida antes de consumi-la para ter certeza de que você adquiriu a versão saudável!

Ainda sobre os rótulos, eu lancei uma série bem legal no YouTube para te ajudar a interpretá-los. Confira!

Benefício da água com gás: 6 vantagens para o seu corpo

Na maioria dos casos, a água gaseificada deixa de ser a opção comum por meio de um processo artificial no qual o oxigênio é substituído pelo CO² (dióxido de carbono).

Mas essa mudança pode ocorrer naturalmente com o aquecimento da água em reservatórios subterrâneos.

A água que resulta de ambos os processos traz os mesmos benefícios que vou apresentar a você a seguir. Confira!

Hidratação corporal

Nutricionistas concordam que a água com gás é tão capaz de hidratar o corpo quanto a comum, como indica artigo publicado no The New York Times.

Por isso, você pode adicionar a água com gás ao seu consumo diário sem prejuízos para o funcionamento do seu corpo.

Devido a essa capacidade, um grande benefício da água com gás está em auxiliar pessoas que não apreciam ingerir a bebida normal para manterem-se hidratadas.

O gosto diferenciado e as pequenas bolhas de gás tornam a bebida mais atraente para o paladar de quem tem dificuldades para ingerir a quantidade adequada de líquidos por dia.

Leia também: Descubra os benefícios dos alimentos integrais

Auxilia na digestão

O gás presente na bebida tem potencial de reduzir o desconforto causado pela má digestão e pela azia, segundo a fala da nutricionista Giovanna Stefani para o portal Terra.

A profissional indica que o CO² estimula o organismo a arrotar e isso pode aliviar a pressão acumulada na região do abdômen.

Também há indícios de que a bebida auxilia em casos de constipação (prisão de ventre), conforme estudos referenciados em artigo da Healthline, portal estrangeiro especializado em saúde.

Apesar desse incrível benefício da água com gás, algumas pessoas precisam ter cautela ao consumi-la, como aponta Courtney Schuchmann, dietista registrada na Universidade de Medicina de Chicago, em artigo para o The New York Times.

A especialista em elaboração de dietas informa que indivíduos com histórico de problemas gastrointestinais podem sentir aumento dos sintomas ao beber água com gás.

Casos de refluxo, por exemplo, podem piorar, provocando sensação de “barriga inchada” e perda de apetite, explica a especialista.

Fornece sais minerais

Tanto a água com adição de CO² quanto a mineral sem gás fornecem sais minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

Dentre eles, posso destacar:

  • Cálcio: necessário para os processos de coagulação do sangue, formação dos dentes, contração muscular, digestão de gorduras etc;
  • Magnésio: regulador do sono e dos batimentos cardíacos, responsável pelo controle da pressão das artérias, atua na prevenção de doenças mentais, etc;
  • Potássio: fundamental no funcionamento renal, atua na prevenção de doenças relacionadas ao coração, regula os níveis de gordura e açúcar no corpo, etc;
  • Silício: importante para cicatrização das mucosas e para formação óssea, ajuda o sistema imunológico, eleva a produção de colágeno, etc;
  • Sódio: importante para o funcionamento do sistema nervoso e absorção de glicose;
  • Zinco: Fundamental para aquisição de massa muscular, auxilia na prevenção de doenças degenerativas e crônicas, melhora atividade do cérebro e do coração, etc.

Promove sensação de saciedade

Outro benefício da água com gás é prolongar a sensação de saciedade após uma refeição por mais tempo do que a bebida normal.

Isso ocorre porque os gases presentes nela causam a dilatação do estômago, provocando a impressão de que o “estômago está cheio”.

Esse efeito é particularmente positivo para quem segue regimes de emagrecimento. Em adição, a água com gás é livre de valor calórico, podendo ser consumida sem prejudicar a dieta.

Entenda aqui o que é reeducação alimentar!

Pode substituir o refrigerante

Resistir à tentação de consumir refrigerantes é um desafio enfrentado por muitas pessoas. Felizmente, a água com gás é uma ótima substituta nas ocasiões onde surge vontade de ingerir uma bebida gaseificada.

Um copo com água gaseificada saborizada com fatias de limão e/ou laranja, folhas de hortelã lavadas e pedaços de gengibre pode saciar esse desejo de forma saudável e provendo os benefícios que listamos acima.

Você precisa, urgente, evitar os alimentos ultraprocessados!

Aguça o paladar

Um benefício da água com gás pouco conhecido é a capacidade de aguçar o paladar, intensificando a percepção que as papilas gustativas têm dos sabores.

Por isso, se você quiser apreciar melhor um alimento específico, experimente beber um pouco de água com gás antes de consumi-lo.

Se esta é a sua primeira vez aqui no blog, eu me chamo Karina Bertocco e sou uma chef adepta a gastronomia consciente e sustentável. Por aqui você encontrará dicas sobre o universo vegano, vegetarianismo, alimentação de qualidade e saúde. Tudo de forma leve e didática!

Depois de entender melhor qual é o benefício da água com gás, te convido a ler também:

Como fazer uma horta vertical com garrafa pet?

Blue Zones: O que são e onde ficam?

Se o conteúdo acima foi valioso para você, me ajude a levá-lo a outras pessoas. Compartilhe agora nas redes sociais!

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *