Lista de alimentos que prendem o intestino

Lista de alimentos que prendem o intestino

Se você está pesquisando por alimentos que prendem o intestino, deve estar passando por um tremendo incômodo ou tem algum amigo ou familiar com esse problema.

Para te ajudar, preparei aqui uma lista de alimentos que prendem o intestino e que você pode consumir diariamente, equilibrando assim o seu organismo.

Infelizmente, bactérias vindas de alimentos não higienizados, nutrientes da água ou diversas outras situações podem soltar o intestino e provocar diarreias e outros problemas.

Felizmente, vários alimentos podem ajudar você. Inclusive, uma dica é incluí-los em sua dieta diária. Basta não exagerar, e ter a certeza de comer bastante fibra também.

Ah, se o problema não passar, recomendo que você busque um médico para avaliação mais completa e a indicação de algum medicamento para neutralizá-lo.

Se você é novo por aqui, eu me chamo Karina Bertocco e quero te guiar pelo prazer da alimentação saudável. Neste artigo vou te mostrar uma lista de alimentos que prendem o intestino. Boa leitura!

Leia também: O que é reeducação alimentar?

Lista de alimentos que prendem o intestino

Na hora de consumir qualquer dos alimentos que apresento abaixo, cuidado para não exagerar. Comer muita banana verde, por exemplo, pode travar o intestino e fazer você permanentemente ter dificuldade de ir ao banheiro.

A dica é manter uma dieta balanceada, incluindo alguns dos itens da lista de alimentos que prendem o intestino de forma equilibrada, mas também outros ricos em fibra. 

Assim, juntos, eles vão conseguir regular o intestino.

Banana verde

Consumir bananas maduras pode liberar o intestino. Porém, a fruta verde tem o efeito contrário e vai ajudar você a prendê-lo.

Ela é tão eficiente e por isso aparece no topo da nossa lista de alimentos que prendem o intestino. Você pode consumir uma banana prata ou uma banana maçã. Elas têm poucas fibras solúveis e também vão te ajudar a repor os sais que perdeu.

Suco de caju

Se possível, consuma suco de caju, de preferência feito da fruta inteira. O industrializado também pode servir, mas, nesse caso, escolha a polpa. Ela terá efeito melhor.

Neste artigo até explico as razões para evitar os alimentos ultraprocessados!

O efeito do caju acontece porque ele consegue regularizar os movimentos do intestino. Além disso, ele tem propriedades que absorvem o excesso de água, então ajuda a cessar o intestino solto.

Cenoura cozida

Se você está passando por problemas no intestino, pode consumir também um pouco de cenoura cozida. Para isso, retire a casca, corte em rodelas finas e cozinhe até ela ficar macia.

Em seguida, escorra a água e coma, de preferência, sem nenhum tempero que não seja um pouco de sal.

A cenoura cozida tem fibras que ajudam a regular os movimentos e sempre aparecem no topo das listas de alimentos que prendem o intestino. Além disso, ela vai ajudar a tornar as fezes mais firmes.

Caldo de arroz

Meça 4 xícaras de água para cada meia xícara de arroz. Ferva a água em uma panela e depois coloque o arroz, sem mais nada. Sem tempero, nem mesmo sal.

Deixe cozinhar por 20 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Depois, escorra separando o arroz da água.

Aguarde esfriar e beba alguns copos da água esbranquiçada ao longo do dia.

Essa água de arroz tem efeito aglutinador, fazendo as fezes ficarem mais consistentes.

Pera cozida

Atenção: a pera que você vai consumir precisa ser cozida. A fruta in natura terá efeito contrário e pode liberar ainda mais seu intestino.

Enquanto isso, a pera cozida é uma opção viável na lista de alimentos que prendem o intestino.

Cozinhe duas frutas em meio litro de água, sem casca e pura, sem sal ou açúcar. Em seguida, retire-as da água, deixe esfriar e consuma.

As fibras das peras vão ajudar a absorver o líquido em excesso no intestino. Ao mesmo tempo, vai favorecer a formação mais lenta das fezes, equilibrando o organismo.

Limão

Misture o suco de um limão espremido com 1 colher de sopa de maisena. Se quiser, você pode acrescentar um pouco de água. Em seguida, beba tudo.

O efeito da mistura será uma interrupção da diarreia de forma quase que imediata. 

Mas, para manter o efeito, é interessante que você consuma um dos demais itens dessa nossa lista de alimentos que prendem o intestino.

Assim, você vai dar ao seu intestino um pouco com o que “trabalhar”, produzindo fezes mais consistentes.

Maçã cozida

Essa fruta pode ajudar a acalmar o intestino. Por isso, é um dos ótimos alimentos que prendem o intestino.

Basta retirar a casca da maçã e cortá-la em pedaços. Em seguida, coloque uma xícara de água na panela e cozinhe a fruta por 10 minutos.

Escorra, deixe esfriar e consuma.

Alimentos que devem ser evitados

Acima você viu uma lista dos alimentos que ajudam a prender o intestino, agora vou te falar sobre aqueles que devem ser evitados quando você tiver com esse problema.

Conviver com o intestino solto pode ser bem incômodo. Sem falar que situações de diarreia podem causar muito mal-estar.

Então, mais do que consumir alimentos que prendem o intestino, você precisa evitar outros. Ou seja, não consumir aqueles que são famosos por soltá-lo.

Claro que você não precisará eliminá-los da sua dieta. Mas em momentos em que seu intestino estiver irritado, retire-os do seu cardápio.

Alimentos que soltam o intestino:

  • Pera in natura;
  • Maçã in natura;
  • Refrigerantes;
  • Leite de vaca;
  • Derivados do leite;
  • Biscoitos recheados;
  • Doces;
  • Frituras;
  • Comida pronta congelada;
  • Pizza;
  • Hambúrguer;
  • Fast food;
  • Carnes processadas etc.

Para cuidar do seu intestino, vale a pena manter uma dieta balanceada e rica em fibras e frutas, além de evitar alimentos ricos em açúcar e gordura.

Assim, além de consumir alimentos que prendem o intestino, você vai manter a saúde de todo o organismo equilibrado.

Aqui no blog, além desse tema que você acabou de ler, eu já expliquei sobre como fazer uma horta vertical com garrafa pet e os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente.

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