Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente

Difícil não sofrer com as cenas de florestas inteiras devastadas pelo desmatamento ou queimadas ou ainda não se indignar com rios poluídos, manchas quilométricas de óleo pelo litoral que matam toda a vida marinha. O cenário de caos levanta o debate sobre quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente.

A destruição do planeta em troca do desenvolvimento se dá por, simplesmente, consumir muito mais do que ele pode oferecer. Não apenas isso, como também descartar os restos desse progresso – aí, a explicação dos rejeitos em santuários ecológicos, rompimento de barragens mal supervisionadas e tantas tragédias ambientais que são noticiadas diariamente.

Por isso, ampliar o conhecimento sobre os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente e para a vida na Terra torna-se algo extremamente relevante e urgente.

Chegamos ao limite do que o meio ambiente pode suportar e, se não houver uma reação rápida, veremos muito mais do que crises climáticas, desastres naturais e extinção da fauna em diversas partes do mundo.

Inclusive, pensando neste sentido, eu fiz aqui no blog um artigo em que explico como fazer uma horta vertical com garrafa pet. Reaproveite melhor todos os recursos!

O que é sustentabilidade?

Os antigos modelos de produção causam impactos altamente negativos para o meio ambiente e a própria sociedade. Esse é o motivo pelo qual tantas empresas vêm investindo na implantação de ações que fomentem o desenvolvimento e produtividade sustentáveis. Então, como conceituar a sustentabilidade?

De modo geral, sustentabilidade é a possibilidade de sanar as demandas do presente sem trazer consequências que comprometam as gerações futuras

A palavra vem do latim sustentare, isto é, apoiar, preservar e defender. Enquanto conceito ambiental e socioeconômico, se sustenta em três pilares: social, econômico e ambiental.

A ideia de sustentabilidade nasceu na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, na Suécia. O debate pontuou que a humanidade adentrou no 

chamado Antropoceno, era geológica marcada pelos efeitos das ações humanas. Assim, o que é feito hoje impacta as próximas gerações, principalmente os ecossistemas.

Principais pilares da sustentabilidade

  • Sustentabilidade ambiental: ligada à preservação integral do meio ambiente, ou seja, um cuidado em relação ao ecossistema;
  • Sustentabilidade social: transformação do indivíduo pensando no meio em que vive, proporcionando condições e qualidade de vida;
  • Sustentabilidade econômica: diretamente ligada ao conceito de desenvolvimento sustentável, diz respeito a modelos de produção que mantenham a competitividade do mercado sem, no entanto, agredir o meio ambiente.

Descubra aqui quais são os alimentos mais saudáveis do planeta!

Quais são os tipos de sustentabilidade?

Neste processo de entender quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente, é necessário identificar seus pilares. Por isso, é possível classificar os seguintes tipos:

  1. Sustentabilidade ecológica e ambiental: uso consciente dos recursos naturais de forma a preservá-los. Na prática, é executar ações cotidianas que aumentem a qualidade de vida sem afetar o meio ambiente, pensando nas gerações futuras;
  2. Sustentabilidade empresarial: é ir além do exigido legalmente para atividades econômicas, ou seja, não apenas tratar efluentes e resíduos, controlar emissão de gases poluentes como a lei manda. A empresa sustentável busca ideias para contribuir com a sustentabilidade implantando, por exemplo, programas de preservação da fauna e flora, educação ambiental ou uso de materiais ecologicamente corretos;
  3. Sustentabilidade social: ações que melhorem as condições de vida da população, diminuindo a desigualdade, proporcionando acesso aos serviços básicos, reduz a violência ou garantindo lazer;
  4. Sustentabilidade econômica: gerar lucros, empregos e competitividade mediante práticas administrativas que preservem os recursos naturais e o meio ambiente.

Aprenda aqui o que é alimentação saudável!

Exemplos de práticas sustentáveis individuais e coletivas 

A sustentabilidade não é uma prática apenas coletiva, mas também individual. Em casa, no trabalho ou andando na rua, é possível contribuir com o meio ambiente por meio de pequenas, mas significantes ações. Quer ver só?

São exemplos de práticas sustentáveis individuais:

  • Economizar água e energia elétrica;
  • Reduzir o uso de sacolas plásticas;
  • Respeitar o sistema de coleta seletiva de lixo;
  • Não jogar lixo no chão.

Enquanto comunidade, também é possível ser sustentável, por exemplo, implantando sistema de esgoto ou projetos de reciclagem.

Globalmente, as ações sustentáveis envolvem ações do tipo:

  • Programas de alimentação;
  • Projetos de preservação da biodiversidade e ecossistemas;
  • Redução do consumo de energia;
  • Criação de áreas e unidades de proteção ambiental;
  • Tratamento do lixo;
  • Redução da emissão dos gases poluentes.

Conheça aqui as famosas zonas azuis mundiais.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

Sem dúvida, o principal benefício da sustentabilidade para o meio ambiente é sua preservação. Mas, além disso, envolve melhora na economia e qualidade de vida, bem como reduz a incidência dos desastres ambientais, muitas vezes irreversíveis.

Aumenta a qualidade de vida 

Viver em uma sociedade com menos lixo, poluição zero e sem emissão de gases poluentes parece um sonho, mas pode ser realidade.

Por meio da sustentabilidade, é possível melhorar a qualidade do ar e da água consumida. Com a coleta seletiva, diminui a produção de lixo e constrói uma cidade visualmente mais bonita.

Melhora a economia

Dentre os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente está, justamente, a redução no uso de seus recursos e o melhor aproveitamento daquilo que é extraído.

Adotar o uso de fontes renováveis de energia, além de contribuir com o meio ambiente, traz a economia na eletricidade.

Optando pelo transporte público, bicicleta ou, se possível, andar a pé, reduz os gastos com combustível. Pensando no consumo sustentável, evita-se gastos com as compras desnecessárias.

Menos desastres ambientais

Como é triste assistir a tragédias ambientais provocadas pela ação do homem, causando desequilíbrio no ecossistema.

São várias as enchentes provocadas pela falta das áreas de absorção da água e excesso de lixo. Incêndios devastadores causados por descarte incorreto daquela bituca de cigarro ou ampliação do espaço de pasto.

Isso pode ser evitado por práticas simples, como a reciclagem, aquisição de produtos biodegradáveis e, claro, saber que lugar de lixo é no lixo.

Entenda aqui as diferenças entre vegano e vegetariano!

Preservar os recursos naturais e o meio ambiente 

Ao falar sobre quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente, não posso deixar de argumentar sobre a preservação das espécies e ecossistemas inteiros.

Pensando que espécies foram extintas e ecossistemas inteiros já foram destruídos graças à ação irresponsável do homem, a sustentabilidade vem para salvar o que resta. 

Consequentemente, ela garante o acesso a um ambiente equilibrado por gerações futuras. Assim, os seus filhos e netos conviverão com uma biodiversidade mais rica. 

Os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente e a própria sociedade são infinitos. 

Por isso, é tão importante investir em projetos de educação ambiental, promovendo a conscientização, desde cedo, da importância em preservar os recursos naturais que, estes sim, são finitos.

Como foi possível ver acima, as vantagens são várias e poderão ser percebidas pelas atuais e futuras gerações. Logo, é papel de toda a sociedade debater os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente, implementá-la e cobrar que os demais passem a adotar tais práticas.

Aqui no blog, além desse tema que você acabou de ler, eu já expliquei como fazer queijo vegano e porque evitar os alimentos ultraprocessados.

Se você gostou de aprender mais sobre os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente, compartilhe agora com os amigos nas redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *