Quais são os benefícios dos alimentos integrais?

Quais são os benefícios dos alimentos integrais?

Para contar com os benefícios dos alimentos integrais, você pode incluir diversos desses produtos em sua dieta para usufruir de equilíbrio de peso e até melhorar a saúde bucal.

Alimentos integrais são aqueles que não passam por processos de beneficiamento, preservando assim a essência de seus ingredientes, ricos em fibras e vitaminas.

Ao passar pela indústria, muitos produtos são processados para ficar refinado ou mais brancos, como ocorre com o açúcar, o arroz e o trigo brancos.

Enquanto isso, os alimentos integrais mantêm sua cor natural, amarronzada. Ela significa que o produto não perdeu suas propriedades, nem nutrientes ao passar por processos na indústria.

Esse tipo de alimento costuma conservar até a própria casca. Eles são basicamente colhidos, selecionados, ensacados e comercializados, sem passar por processos químicos que poderiam alterá-los. 

Neste texto vou explicar quais são os benefícios dos alimentos integrais para que você reflita sobre a inclusão deles no cardápio de toda a sua família. Boa leitura!

Veja também: Alimentos que prendem o intestino!

Quais são os tipos de alimentos integrais?

Na hora de consumir alimentos integrais, existem várias opções para incluir no cardápio. Você pode aproveitá-los puros ou então misturá-los com outros produtos.

Um iogurte com um pouco de chia, por exemplo, pode ser um ótimo lanche da tarde.

Vale a pena experimentar os sabores e saber quais lhe agradam. Você não precisa adotar uma dieta 100% integral mas, se quiser, isso também é possível. 

Seu organismo vai agradecer!

Alguns dos alimentos integrais que você poderá consumir são:

  • Arroz Integral;
  • Pão integral;
  • Farinha de milho integral;
  • Massas integrais;
  • Farinha de aveia integral;
  • Centeio integral;
  • Cevada;
  • Farelo de trigo e de aveia;
  • Quinoa;
  • Chia.

Vale a pena substituir os ingredientes de suas receitas por produtos integrais.

Na hora de fazer um pão, por exemplo, você pode usar o trigo integral. Ou, ao preparar um risoto, usar arroz integral.

Apenas dê tempo para se acostumar com o sabor dos alimentos. Eles costumam ser mais fortes e podem causar estranheza no início.

Após a adaptação, você poderá desfrutar de todos os benefícios dos alimentos integrais.

Veja também: Quais são os benefícios do shitake?

7 benefícios dos alimentos integrais para a saúde

Infelizmente, os alimentos integrais são mais caros, o que faz com que a maioria evite eles nas compras. Porém, com os ajustes necessários, é possível fazer essa mudança que vai ajudar a sua saúde.

Para que você compreenda melhor quais são os benefícios dos alimentos integrais, abaixo vou te apresentar sete vantagens deste tipo de produto.

Sensação de saciedade

Os alimentos integrais dão uma maior sensação de saciedade. Por isso, você vai acabar comendo menos e se sentindo mais cheio do que com os tradicionais.

Pode ser uma boa opção se você tem pouco tempo para comer e quer fazer poucas refeições ao dia.

A sensação de saciedade acontece por causa da grande quantidade de fibras dos alimentos integrais.

Cuidado com o peso saudável

Graças à sensação de saciedade que falei, você acaba comendo menos quando consome produtos integrais. Então, isso ajuda a também cuidar do peso, pois vai conseguir as calorias de que precisa comendo pouco.

Por isso, os alimentos integrais são os “queridinhos” das dietas.

Eles também podem ser ótimos para quem apenas se preocupa em manter seu peso.

Melhora no funcionamento do intestino

Outro dos benefícios dos alimentos integrais é que eles ajudam muito o intestino. Você vai conseguir ir ao banheiro com regularidade e sem qualquer irritação.

As fibras desses alimentos são as responsáveis por esse equilíbrio. Afinal, elas são essenciais para evitar a prisão de ventre.

Ricos em ácidos graxos

Os ácidos graxos estão presentes em vários alimentos integrais, principalmente nas sementes. Eles fazem muito bem para o organismo e cuidam do coração e do cérebro.

Ao mesmo tempo, são nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade. Então, você ficará menos suscetível a doenças.

Ricos em vitaminas e minerais

Entre os benefícios dos alimentos integrais está o fato de eles serem ricos em outros nutrientes. Então, têm várias vantagens para a saúde. 

Os nutrientes incluem minerais, ferro, cálcio, selênio e várias vitaminas do complexo B.

Controle da glicemia

Os carboidratos dos alimentos se tornam glicose no sangue. Por isso, é bom quando eles são “absorvidos” devagar no organismo, evitando picos de glicose no organismo.

Por serem ricos em carboidratos, eles controlam a quantidade de açúcar no organismo, atuando para prevenir a obesidade e o diabetes tipo 2.

Além disso, outro benefício dos alimentos integrais é que o magnésio presente neles ajuda a melhorar a sensibilidade do organismo à insulina.

Controle da hipertensão

As fibras de um alimento integral ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim no sangue. E, como já citei, auxiliam na manutenção de um peso saudável.

Por isso, outro resultado para o corpo é o controle da hipertensão. Afinal, o sobrepeso e colesterol alto são fatores de risco para o problema.

Para aproveitar os benefícios dos alimentos integrais, cuidado para não exagerar no consumo. Não vai adiantar, por exemplo, achar que você vai emagrecer comendo montanhas de arroz integral.

O segredo está justamente no equilíbrio!

A ideia é maneirar nas quantidades para que a comida não tenha efeito contrário. O exagero pode fazer seu peso aumentar, causar a sensação de mal-estar e até gerar diversas doenças.

Além de mostrar quais são os benefícios dos alimentos integrais, eu já expliquei aqui no blog como ganhar dinheiro com alimentos e algumas receitas com a planta ora-pro-nóbis.

Se preferir, entre também no meu canal no YouTube para ver algumas receitas deliciosas que eu preparei.

Se você gostou das minhas dicas deste conteúdo, compartilhe agora com os amigos nas redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *