A gente sabe que é necessário, mas nem sempre é fácil. Quando falamos sobre como reduzir o uso de sacolas plásticas, é imediato que se imagine que o ato requer muito dinheiro ou inconveniências, mas isso não é verdade.
Segundo dados oficiais, são utilizadas no Brasil cerca de 13 bilhões de sacolas plásticas por ano, o que dá cerca de 60 unidades por pessoa. Pior ainda, boa parte dessas são descartadas de maneira incorreta.
O acúmulo de plástico nos oceanos, consequência do lixo gerado por todas as pessoas e depositado no mar, é um problema real. Além disso, o acúmulo deste material nos aterros sanitários causa diversos transtornos.
A boa notícia é que esse é um problema sobre o qual você pode fazer algo a respeito!
Diante disso, aprender formas úteis de como reduzir o uso de sacolas plásticas é necessário para neutralizar a contaminação do meio ambiente.
Se você for novo por aqui, saiba que me chamo Karina Bertocco e trabalho para promover uma alimentação mais saudável e práticas sustentáveis.
5 dicas de como reduzir o uso de sacolas plásticas
É verdade que algumas alternativas são mais simples e baratas do que outras. Apesar disso, a maior parte delas não possui nenhum gasto, e mesmo aquelas que requerem que você compre algo, acabam se mostrando um investimento que compensa no futuro.
Pensando nisso, hoje eu trago pra você 5 dicas fáceis de como reduzir o uso de sacolas plásticas no seu dia a dia.
Utilize sacolas reutilizáveis
Essa é uma dica bem simples de como reduzir o uso de sacolas plásticas em sua casa Se tiver opção quando for fazer compras, prefira levar consigo sua própria ecobag.
Supermercados e outros comércios são os maiores responsáveis pela distribuição de sacolinhas plásticas, o que torna essa dica ainda mais valiosa.
De imediato, adquirir uma sacola reutilizável (como as de pano, por exemplo) pode parecer um gasto desnecessário, mas se torna um investimento quando levamos em conta que ela pode ser usada várias e várias vezes.
Prefira produtos a granel
Vindo de mãos dadas com o primeiro item, essa dica é também bem simples de ser implementada no seu dia a dia.
Quando você for realizar suas compras, prefira produtos soltos e que não venham pré-embalados. Dessa forma, você estará não somente diminuindo o uso de plásticos, como também reduzindo a quantidade de lixo doméstico.
Além disso, produtos a granel oferecem a possibilidade de aquisição de qualquer quantidade, o que pode ser uma vantagem se você costuma realizar compras pequenas.
Para o lixo doméstico, prefira sacos específicos
Pode não parecer muita coisa, mas o uso de sacos de lixo (aqueles pretos e grandões) é uma grande atitude aliada quando falamos em como reduzir o uso de sacolas plásticas.
Isso porque, diferente das sacolinhas plásticas de supermercado, o saco de lixo tem um tamanho e resistência maiores.
Mais importante de tudo, os sacos de lixo costumam ser feitos de uma mistura de materiais reciclados, o que aumenta ainda mais o seu benefício quando a intenção é diminuir a geração de lixo.
Faça refeições em casa
Essa dica de como reduzir o uso de sacolas plásticas é especialmente importante porque contribui não somente para a diminuição das sacolinhas, mas de produtos de plástico no geral. Pratinhos, copinhos, garfo, faca… todos eles contribuem para a geração de mais lixo.
Se possível, prefira realizar suas refeições em casa e utilize os próprios talheres, mesmo quando pedir delivery. Vários dos aplicativos de entregas já oferecem a opção de recusar os descartáveis e outras embalagens, tornando essa tarefa ainda mais conveniente.
Comer em casa contribui não somente para reduzir o uso de sacolas plásticas, como também é uma excelente forma de economizar dinheiro e se alimentar de maneira mais saudável.
Descarte corretamente a sua sacola plástica
Algumas vezes, o uso de sacolas plásticas acaba sendo inevitável. Nesses casos, é importante que você saiba como dar o devido destino para elas.
Quando você for descartar a sua sacola plástica, deixe-a junto com os produtos recicláveis e separada dos materiais orgânicos (como restos de comida). Desta forma, garantirá que ela terá um destino correto e poderá ser reaproveitada.
A coleta do lixo reciclável já é uma realidade em várias cidades no Brasil e contribui consideravelmente com a redução do lixo gerado todos os dias.
Nunca se esqueça de que o seu ato pode parecer pequeno, mas se todos fizermos a nossa parte, a mudança no padrão de consumo e de descarte de produtos (especialmente os plásticos) fará diferença.
Independentemente de quais sejam os motivos, eu tenho certeza que se você chegou até esse artigo, é porque teve interesse em saber como reduzir o uso do plástico no seu cotidiano.
O meio ambiente agradece a sua preocupação!
Além de mostrar aqui algumas dicas de como reduzir o uso de sacolas plásticas, eu já apresentei aqui no blog como fazer uma horta vertical e o que é vinho orgânico.