Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas

Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas
Quer saber quais são os produtos da estação - Brócolis

É sempre bom destacar exemplos de práticas sustentáveis nas empresas. Eles mostram que os negócios estão cada vez mais preocupados com o planeta e têm papel fundamental na luta pela preservação do meio ambiente.

Afinal, são ações conjuntas que têm maior impacto. Como as empresas são responsáveis pela ampla geração de resíduos, a adoção de medidas de reciclagem e reuso têm grande importância para reduzir o lixo produzido.

Não apenas as grandes, mas também as pequenas empresas têm papel importante na sustentabilidade e você empresário pode considerar a implementação dessas práticas em seu negócio.

As práticas sustentáveis são simples de qualquer empreendimento aderir e eu vou te mostrar algumas delas.

Se essa for a sua primeira visita aqui ao meu site, quero te convidar a conhecer o meu trabalho. Eu sou Karina Bertocco, mantenho um canal no YouTube e sempre trago dicas sustentáveis e culinárias aqui no blog.

O que significa ter práticas sustentáveis?

Adotar práticas sustentáveis no seu negócio significa aderir a ações com menor impacto sobre o meio ambiente.

Assim, ao mesmo tempo em que uma empresa busca o lucro, também vai cuidar da proteção da natureza e evitar descartes e ações que a prejudiquem.

Dessa forma, os negócios contribuem para o agora e também para o futuro do planeta.

Implementar os exemplos de práticas sustentáveis nas empresas terá reflexo para a comunidade e pode garantir melhor qualidade de vida para todos.

5 grandes exemplos de práticas sustentáveis nas empresas

Antes de apresentar algumas práticas sustentáveis em empresas, é importante destacarmos um pouco: a conscientização.

Práticas sustentáveis são novas e precisam de atenção. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores dos negócios sejam treinados e conscientizados sobre a importância delas.

De nada vai adiantar, por exemplo, aderir à coleta seletiva se as pessoas, dentro da empresa, continuarem a usar a mesma lixeira para tudo.

Então, para que tenham bons efeitos, esses exemplos de práticas sustentáveis nas empresas devem ser sempre reforçados como essenciais nos negócios.

Vamos aos exemplos que separamos de práticas sustentáveis nas empresas?

Substituição de descartáveis

Algumas vezes, copos, talheres e outros descartáveis são necessários. Eles são mais práticos, por exemplo, para pessoas que estão visitando uma empresa e querem beber uma água ou um café.

Mas os descartáveis prejudicam bastante o meio ambiente. Principalmente o plástico, que demora cerca de 450 anos para se decompor!

Por isso, é muito importante aderir à substituição dos descartáveis na empresa. Para isso, você não vai precisar eliminá-los por completo pois, como dissemos, há casos em que eles serão necessários.

Porém, os negócios podem conscientizar seus colaboradores e aderirem a utensílios não descartáveis.

Pode ser uma política da empresa, por exemplo, dar a cada colaborador uma garrafa de água e uma xícara de porcelana. Assim, quando forem beber algo, as pessoas não precisarão dos descartáveis.

Coleta seletiva

Este é um outro dos exemplos de práticas sustentáveis nas empresas que é simples de aderir. Mas os colaboradores precisam ser bem conscientizados sobre ela.

Primeiro, sobre as cores de cada lixeira. Na azul, só poderão ser descartados papéis; vermelho, plástico; amarelo, metal; verde, vidro; e marrom, resíduos orgânicos.

Depois de explicar essa separação, a empresa deve ficar de olho para que ela seja cumprida. Muitos colaboradores sem interesse ou desatentos vão cometer erros, e deverão ser chamados à atenção. Assim, os resultados da coleta seletiva serão realmente válidos.

Outra coisa importante nessa ação é que a empresa deve se preocupar em fazer o descarte adequado. Separar os materiais e depois mandar tudo para a coleta de lixo municipal não terá qualquer resultado. Afinal, tudo vai acabar junto no aterro sanitário.

Documentação eletrônica

Imprimir documentos é coisa do passado. Além de desnecessário, é algo que prejudica bastante o meio ambiente, já que todo esse papel vai precisar ser descartado.

Por isso, as empresas podem aderir à documentação eletrônica e passar a imprimir apenas o que for expressamente necessário.

Os documentos no computador podem ser, até, mais seguros, pois apenas quem tiver a senha de acesso poderá visualizá-los.

Descarte adequado do lixo eletrônico

Quando descartado como lixo comum, o eletrônico pode contaminar o meio ambiente e gerar grandes prejuízos ao planeta. Então, outro dos exemplos de práticas sustentáveis nas empresas é fazer o descarte correto desses materiais.

Existem várias ONGs, cooperativas e empresas que recebem estes produtos. É importante que os negócios criem uma parceria com alguma dessas para o descarte correto de computadores, TVs etc.

Economia de água e energia elétrica

Economizar água e energia elétrica faz bem para a natureza e para o caixa de qualquer negócio. A empresa tende a pagar contas bem mais baratas se conscientizar seus colaboradores e pensar em novas estratégias e soluções.

É possível, por exemplo, aderir a torneiras automáticas, que desligam sozinhas. Assim, não haverá desperdício de água.

Outro modo de economizar é desligar o computador em períodos maiores de pausa, em vez de deixá-lo no modo stand-by. Ou ainda, criar uma cultura de janelas abertas em vez de usar o ar-condicionado o tempo todo.

Esses são alguns exemplos de práticas sustentáveis nas empresas que podem ajudar a natureza e até a criar uma imagem mais atrativa dos negócios. Afinal, os consumidores estão mais preocupados com o meio ambiente e buscam por organizações que tenham esse tipo de preocupação.

Depois de mostrar aqui algumas ideias de práticas sustentáveis nas empresas, quero te convidar a ler também dicas de como ganhar dinheiro com brigadeiro e a descobrir o que comer para soltar o intestino.

Quer saber quais são os produtos da estação - CTA frutas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *