O que comer para soltar o intestino?

O que comer para soltar o intestino

O péssimo funcionamento do intestino impede que muitas pessoas consigam ir ao banheiro de forma natural. Essa sensação desconfortável afeta três a cada dez brasileiros que buscam soluções paliativas para o problema.

Em artigo para a Veja Saúde, a coloproctologista Luciana Marzan explica que a constipação, frequentemente, também chamada de intestino preso ou prisão de ventre, é ainda mais comum em mulheres e pode ter diferentes causas.

Descobrir o que comer para soltar o intestino é um desejo muito comum e foi a razão pela qual eu resolvi escrever este artigo.

Consumir pouca água, ser sedentário, não ingerir alimentos com fibras, ter comorbidades e até o hábito de não ir ao banheiro quando o corpo pede são algumas das diversas razões que colaboram com a prisão do intestino. Ou seja, inverter essas ações é um dos caminhos para solucionar o problema.

Em outro momento, eu já expliquei aqui no blog quais são as frutas que ajudam a neutralizar a prisão de ventre e os benefícios dos alimentos integrais. Desta vez quero destacar o que comer para soltar o intestino.

Se você é novo por aqui, eu sou Karina Bertocco, especialista em culinária, com pós-graduação em nutrição e alimentação saudável. Além de escrever aqui no site, eu também tenho um canal no YouTube com diversos conteúdos especiais.

O que comer para soltar o intestino: 6 alimentos milagrosos

A prisão de ventre pode ser definida como a evacuação menor que três vezes por semana, acompanhada ou não de dor ou esforço ao defecar e sensação de que não houve o esvaziamento total do reto, de acordo com artigo publicado por professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Diante dessa situação, a ingestão de fibras é muito positiva para regular o funcionamento do intestino, segundo o Instituto do Câncer (INCA). O órgão recomenda a ingestão de, idealmente, de 25 a 30 gramas por dia.

Logo, na busca por aprender o que comer para soltar o intestino, você precisa ingerir mais fibra em sua dieta diária.

Com base nisso, a lista abaixo contém 6 opções de alimentos ricos em fibra que você pode comer para soltar o intestino e se sentir mais confortável.

Ameixa

Essa fruta é famosa quando o assunto é aliviar a constipação. O motivo é simples: as ameixas são ricas em fibra e possuem sorbitol e frutano.

Cada ameixa tem, em média, 1 grama de fibra, o que é uma concentração muito boa, como indica a Dra. Elizabeth Blaney, gastroenterologista, para o portal Health.

Já o sorbitol e o frutano são açúcares fermentáveis que podem ter efeito laxativo, conforme explica a especialista.

Kiwi

Se você ainda não sabe o que comer para soltar o intestino, descobrirá então que a ingestão de frutas é sempre uma boa alternativa, mas faça isso com atenção.

Um dos efeitos negativos de comer frutas para soltar o intestino é a grande quantidade de frutose que algumas delas possuem.

Comer muita frutose pode causar gases, deixando a barriga estufada.

Por isso, a Dra. Blaney ensina que o ideal é comer frutas com muita fibra e pouca frutose, como o kiwi.

Uma xícara de kiwi cortado em cubinhos proporciona 5 gramas de fibras, cerca de 20% da quantidade que você deve comer diariamente.

Espinafre

Além de ser uma excelente fonte de ferro, magnésio, vitamina A, K e B2, potássio e fósforo, o espinafre é eficiente em soltar o intestino.

Uma xícara de espinafre cozido tem 4 gramas de fibras.

O magnésio presente na hortaliça também auxilia quem sofre de prisão de ventre. Isso ocorre porque o mineral ajuda o cólon a contrair e puxar água para as fezes irem embora.

Já sabe né, é hora de incluir mais espinafre em suas refeições!

Você já ouviu falar em blue zones?

Aveia

Grande aliada de quem está à procura do que comer para soltar o intestino, a aveia contém dois tipos de fibras (solúvel e insolúvel) que ajudam no combate à constipação.

A fibra insolúvel dá volume e melhora a consistência do bolo fecal, ajudando-o a transitar mais rapidamente pelo intestino. Já a solúvel hidrata as fezes, deixando-as macias e mais fáceis de expulsar.

Meia xícara de aveia em flocos ou farelo contém 2 gramas de fibra insolúvel e 2 gramas de solúvel. Experimente ela com uma fruta e aumente as chances de sucesso!

Mamão

O mamão ajuda a soltar o intestino porque tem uma combinação excelente de fibras, água e papaína.

As fibras deixam o bolo fecal mais volumoso e a água irriga as fezes, melhorando a consistência. A papaína, enquanto enzima digestiva, acelera a digestão dos alimentos.

Tanto o mamão formosa quanto o papaia contêm boa quantidade de fibras, mas o formosa tem um poder laxativo maior.

Em 100 gramas de mamão papaia há, aproximadamente, 1 grama de fibra. No formosa, o total de gramas de fibra é de 1,8.

Pouco calórica, a fruta também tem magnésio, mineral benéfico para a saúde do intestino.

Adicione o mamão como uma opção em seu café da manhã!

Abacate

A minha sexta dica do que comer para soltar o intestino é o abacate.

Fonte de gorduras saudáveis para o corpo, o abacate facilita a passagem do bolo fecal pelo intestino.

Ao consumir 100 gramas de abacate, você estará ingerindo o equivalente a 6 gramas de fibra. Seu intestino agradece!

Não se esqueça de beber muita água

A inclusão de uma quantidade maior de fibras na dieta é um ato que deve ser acompanhado pelo aumento da ingestão de água, já que a falta de líquido no organismo pode levar a prisão de ventre.

Por isso, tenha o hábito de beber muita água durante o dia. Dessa forma, poderá aproveitar ao máximo os benefícios destes alimentos que fazem parte da lista do que comer para soltar o intestino.

Abandone o sedentarismo, melhore a qualidade do seu sono e respeite os seus limites. É o equilíbrio das ações que vai deixar seu organismo funcionando plenamente.

Se preferir, entre também no meu canal no YouTube para ver algumas receitas deliciosas que eu preparei para você. Elas são saborosas e saudáveis.

Gostou das minhas dicas do que comer para soltar o intestino? Compartilhe agora com os amigos nas redes sociais.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *