Quais são os benefícios de tomar sopa à noite?

Quais são os benefícios de tomar sopa à noite?

Todo mundo já ouviu dizer que tomar sopa à noite faz bem, principalmente em dietas de emagrecimento? Mas, e aí, isso é mito ou verdade?

Quais são, de fato, os benefícios de tomar sopa à noite?

Sim, tomar sopa à noite faz bem!

Independente se a intenção é perder peso ou apenas ter uma refeição mais leve, o prato corresponde ao declínio do metabolismo, ou seja, durante a noite o organismo tem o ritmo das funções reduzido. O que isso significa?

Por produzir menos, o corpo não precisa de tanta energia. É importante evitar pratos pesados!

Outro ponto positivo é que esse tipo de refeição proporciona saciedade. Porém, para haver reais benefícios de tomar sopa à noite, é necessário cuidado na hora de prepará-la e eu vou te ensinar!

Se você é novo aqui no blog, eu sou Karina Bertocco. Como especialista em culinária, sei bem que não há nada mais gratificante do que ver a felicidade das pessoas ao aproveitar uma boa refeição.

Por isso, sempre posto novas dicas para transformar a alimentação em algo mais saudável e prazeroso e vou te explicar alguns dos benefícios de tomar sopa à noite. Boa leitura!

Veja também: Lista de alimentos que prendem o intestino!

Quais são os benefícios de tomar sopa à noite?

Como já mencionei, a sopa é um alimento completo que proporciona saciedade a baixos níveis calóricos. Um prato dela reúne nutrientes, minerais e vitaminas concentrados nos legumes e verduras sem, no entanto, haver tantas calorias.

A sopa reduz a ingestão de alimentos por proporcionar saciedade. O fato de não possuir tantas calorias é importante porque, à noite, o corpo tem metabolismo mais lento. Sendo assim, quanto menor a quantidade de calorias, menores as chances de acúmulo.

No inverno, a sopa aquece o corpo assim que ingerida. Isso antecipa a informação de saciedade ao organismo, mais precisamente, à parte que conduz a fome.

Outro importante benefício de tomar sopa à noite é sua termogênica, ou seja, a capacidade de acelerar o metabolismo. Principalmente, se os ingredientes incluírem temperos que ampliem a queima de gorduras.

Mais um benefício da sopa é a hidratação do corpo, uma vez que o prato é rico em água, tanto pelo caldo quanto dos legumes e verduras. Ademais, incentiva o consumo de vegetais, principalmente se houver a variedade deles.

Para quem não gosta, a dica é cortar os vegetais em pedaços, melhorando a mastigação. Lembre-se de que são alimentos ricos em nutrientes, fibras e minerais, o que faz bem para todo o organismo.

Lei mais: O que é reeducação alimentar?

O que colocar na sopa para aumentar os benefícios? 

O principal benefício da sopa, especialmente à noite, é o baixo teor calórico. Porém, isso só vai acontecer se, no preparo, não vir acompanhada de torradinhas, pães, queijos e outros ingredientes gordurosos ou ricos em carboidratos.

Por isso, é interessante deixá-los de fora da sopa, por mais tentadores que sejam. Outra dica valiosa é incrementar o prato com temperos, canela, pimenta e gengibre. Todos são ingredientes termogênicos que aceleram a queima de calorias.

A sopa é reconhecidamente um prato rico em nutrientes, mas para isso, precisa ser equilibrada. Sendo assim, você deve combinar carboidrato (macarrão e batata, por exemplo, com moderação), proteína magra, além de fibras provenientes de legumes e vegetais.

Alguns alimentos que podem ser usados como ingredientes para aproveitar os benefícios de tomar sopa à noite são:

  • Frango (rico em proteína);
  • Ovo (fonte completa de proteína);
  • Quinoa (rica em proteína e fácil absorção);
  • Mussarela de búfala (pouco calórica, rica em cálcio e proteína);
  • Arroz integral (carboidrato rico em fibras e menos calórico que o arroz branco);
  • Aveia (rica em betaglucana, que regula a fome);
  • Inhame (acelera o emagrecimento);
  • Macarrão integral;
  • Hortaliças;
  • Especiarias.

Se você pensa em levar um estilo de vida mais saudável, leia isso aqui antes!

Dicas para tornar a sopa mais atrativa

Ainda que haja muitos benefícios em tomar sopa à noite, o mesmo prato todos os dias pode enjoar. Por isso, a dica é preparar um caldo básico que possa ser usado diariamente, mas variar nos ingredientes.

O caldo básico da sopa pode ser preparado com os seguintes ingredientes:

  • 1 peito de frango grande;
  • 2 1/2 litros de água;
  • 2 cebolas;
  • 2 cenouras em pedaços;
  • 1 tomate;
  • 2 talos de salsão;
  • 1 folha de louro;
  • 2 hastes de salsinha;
  • 3 grãos de pimenta-do-reino;
  • 1 col. (café) de sal.

Modo de preparo

Corte o peito de frango em cubos pequenos e coloque na panela de pressão com os demais ingredientes picados, temperos e água. Com a panela tampada, coloque em fogo alto e, quando “pegar pressão”, cozinhe por dez minutos.

Desligue e, quando esfriar, retire a carne e aguarde. 

Passe o caldo na peneira, pressionando os legumes com a concha. Divida-o em potes e congele. Essa base pode ser usada para preparar sopas diferentes a cada dia, variando os ingredientes.    

Os benefícios de tomar sopa à noite são muitos, principalmente por facilitar a digestão antes de dormir e auxiliar o processo de emagrecimento.

Prática, a sopa pode ser congelada e consumida por vários dias. Porém, é necessário equilibrar os ingredientes e evitar o uso de gordura no preparo.

Eu já mostrei aqui no blog algumas receitas com a planta ora-pro-nóbis e expliquei o que os veganos não podem comer.

Fiz aqui um ebook especial em que apresento mais de 20 receitas de sopas, caldos e cremes saudáveis. Confira!

Depois de ler aqui os benefícios de tomar sopa à noite, quero te convidar a visitar o meu canal no YouTube e assistir alguns vídeos que preparei.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *