Frutas que ajudam na prisão de ventre

Frutas que ajudam na prisão de ventre

Infelizmente, problemas intestinais podem aparecer de uma hora para outra. Já falei em outro texto sobre os alimentos que ajudam contra intestino solto, mas agora quero falar sobre as frutas que ajudam na prisão de ventre.

Acompanhe este texto com atenção para saber o que você pode comer para se sentir menos “pesado”.

As frutas que ajudam na prisão de ventre podem ser consumidas como você quiser: in natura, com cereais e em sucos, por exemplo.

Porém, evite as vitaminas com leite de vaca, pois ele e seus derivados tendem a favorecer a prisão de ventre. Mas se você quiser consumir frutas com leite de soja, essa é uma opção.

Uma dica é manter as frutas que vou apresentar no seu cardápio diário, mantendo assim o seu organismo em equilíbrio.

Mas atenção: a prisão de ventre não pode ser um problema de rotina! Se ela acontece com muita frequência, vale a pena ir ao médico para uma avaliação completa.

Afinal, pode ser que seu organismo tenha problemas de metabolismo ou tenha intolerância a uma determinada substância, por exemplo.

9 frutas que ajudam na prisão de ventre

Na hora de comer qualquer uma das frutas abaixo, procure não exagerar. Como elas ajudam na prisão de ventre, o alto volume pode desequilibrar todo o seu organismo.

Além disso, não espere que o efeito seja imediato. Seu corpo precisará de alguns minutos, talvez horas, para sentir os efeitos. Cada indivíduo vai reagir em um turno diferente.

Contudo, apenas alguns pedaços das frutas que ajudam na prisão de ventre já devem ser suficientes.

Mamão

Esta, talvez, é a fruta mais recomendada para quem busca opções para combater a prisão de ventre.

Com certeza, você já sabia que o mamão é ótimo para regular o intestino. Mas sabe por que?

O motivo é que ele é rico em fibras e em água. Então, ajuda muito o intestino a funcionar de modo regular. 

Você pode consumir tanto o mamão papaia quanto o mamão formosa. Os dois terão o mesmo efeito.

Ameixa

Entre as frutas que ajudam na prisão de ventre, a ameixa é uma das mais nutritivas. Além de fibras, ela tem muita vitamina B, fósforo e potássio.

Na hora de comer, você pode escolher a ameixa in natura ou a desidratada. No caso da segunda, apenas cuidado para conferir a quantidade de açúcar que ela tem. Isso vai estar indicado na embalagem.

Se tiver muita açúcar, evite para não consumir tantas calorias.

Acerola

Esta é outra fruta rica em fibras e vitaminas, principalmente a C. Aliás, ela tem mais vitamina C do que a laranja, sabia disso?

Você pode consumir acerola pura, in natura ou em suco.

Inclusive, um suco de laranja com acerola é muito delicioso.

Laranja

A laranja é basicamente uma “fruta líquida”, cheia de água. Sua polpa consegue hidratar as fezes, então favorece sua eliminação.

Sem contar que a laranja tem muitas fibras, que você pode garantir consumindo o bagaço.

Para aproveitá-lo, coma a fruta, em vez de apenas chupá-la. Ou então, faça um suco com toda a fruta, retirando apenas a casca e a parte branca.

Para potencializar, faça um saboroso suco com acerola e laranja, somando assim os benefícios dessas duas ótimas frutas que ajudam na prisão de ventre.

Banana

Bem maduras, estas frutas podem fazer milagres pelo seu intestino. Mas atenção: maduras!

A banana verde ou ainda em fase de amadurecimento tem o efeito contrário, deixando o intestino ainda mais preso.

Descubra aqui quais são os alimentos mais saudáveis do planeta!

Pera

Esta é uma fruta cheia de água e de fibras. Se você está lendo até aqui, sabe que isso é exatamente o que seu intestino precisa para se soltar, não é mesmo?

Inclusive, a pera é uma sugestão para você emagrecer. Consumir a fruta cerca de 20 ou 30 minutos antes de uma refeição vai garantir uma sensação de saciedade. Então, você vai comer menos no almoço ou no jantar.

Certamente, na próxima vez que for ao supermercado ou a feira, inclua algumas peras e terá em casa mais opções de frutas que ajudam na prisão de ventre.

Abacate

Além de rico em fibras, o abacate tem bastante gordura, justamente a boa, que faz bem para o organismo e ajuda a liberar o intestino.

Mas na hora de consumir o abacate, cuidado. Lembre-se que o leite não é uma boa opção para a prisão de ventre. Então, nada de vitamina! A menos que você use o leite de soja. 

Figo

Os figos são muito parecidos com a ameixa, no sentido de que são muito laxantes e têm uma grande concentração de fibras.

Na hora de consumir, você pode comer in natura ou figos secos.

Mas esteja atento ao açúcar adicionado ao figo seco, pois ela pode aumentar muito seu consumo de calorias diárias.

Kiwi

Outra das frutas que ajudam na prisão de ventre é o kiwi, por causa da sua grande quantidade de fibras.

Para se ter uma ideia, um único kiwi costuma ter cerca de 2 gramas de fibras, o que é muita coisa.

Além disso, essa é uma fruta rica em vitamina C e tem poder antioxidante. Então, pode fazer muito bem à saúde.

Na hora de aproveitar as frutas que ajudam na prisão de ventre, lembre-se de ter cuidado para não exagerar. Mas comer ao menos uma delas diariamente vai, sem dúvida, ajudar muito seu intestino.

Se você é novo aqui no blog, eu sou Karina Bertocco. Sou especialista em culinária e, como chefe, sei bem que não há nada mais gratificante do que ver a felicidade das pessoas. Por isso, sempre posto novas dicas para transformar a alimentação em algo mais saudável e prazeroso.

Além de apresentar a lista das frutas que ajudam na prisão de ventre, eu mantenho um canal no YouTube com diversas receitas e já mostrei aqui no blog também:

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o planeta?

E ensinei como fazer uma horta vertical com garrafa pet

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *