Quais são as frutas de julho?

Quais são as frutas de julho?

Aproveitar os produtos que são fornecidos na estação correta é uma atitude sustentável e econômica. Primeiro, você apoia o crescimento natural, sem a necessidade de agrotóxicos e outras coisas que prejudicam o meio ambiente. Segundo, porque o preço delas tende a cair, já que há um volume maior no mercado. Assim, sua conta nas compras deve ficar menor.

Além de tudo isso, se você optar por consumir as frutas de julho deve encontrar alimentos em melhor qualidade. Nada de produtos machucados ou cheios de bichinhos. A produção tende a ser melhor quando os produtores respeitam as épocas de cada planta.

Caso queira se planejar melhor, veja o meu ebook gratuito sobre sustentabilidade. Nele eu apresento as frutas, verduras e legumes de cada mês do ano e algumas receitas bem legais para aproveitar 100% dos itens da sua feira.

Se esta for a sua primeira visita por aqui, quero me apresentar. Eu sou Karina Bertocco, tenho pós-graduação em nutrição e alimentação saudável e entendo que a sustentabilidade é o caminho para melhorar a nossa relação com o meio ambiente, viver e comer melhor.

Afinal, quais são as frutas de julho?

O mês de julho é o meio do inverno. Logo, frutas que dependem muito do sol não são as recomendadas para esse período. Por outro lado, algumas plantas se desenvolvem bem nessa época.

Consumir as frutas de julho na sua época “correta”, além de ser bom para o seu bolso, permite que você compre-as nas melhores condições possíveis, sempre bem fresquinhas. Mas você sabe quais são as mais indicadas para esse período? Veja abaixo.

Carambola

A carambola é uma fruta de julho que é ótima para comer pura ou fazer um suco bem gelado nos dias de calor.

Ela é rica em vitamina C e também tem magnésio, fósforo e betacaroteno. Assim como uma grande quantidade de potássio.

Além de fazer bem para o sistema imunológico, a carambola tem poder diurético. Você pode consumi-las também em saladas.

Kiwi

Outra presença confirmada na lista das frutas do mês de julho é o kiwi. Muito rico em vitamina C, ele tem ótimo efeito para o sistema imunológico.

Ao mesmo tempo, a fruta tem vitamina K, folato e potássio. Já as fibras do kiwi podem ajudar bastante no funcionamento correto do intestino.

Maracujá

O maracujá é famoso pelo efeito calmante e pode ser usado em várias receitas deliciosas. 

É uma fruta boa para fazer, por exemplo, um suco gelado e docinho. Também dá para preparar um mousse de maracujá para sobremesa ou usar a sua polpa como molho de carnes.

A fruta é bastante rica em cálcio e potássio. Ela também tem ferro, fósforo e vitaminas do complexo B.

Abacate

Na época certa, elas são abundantes e mais saborosas e isso acontece com o abacate. Presente na relação das frutas de julho, você pode usá-lo na preparação de guacamole, saladas, vitamina, mousse e vários outros. Também é possível consumi-lo in natura, raspando a polpa com a colher.

A gordura do abacate é considerada boa, por isso muita gente já incluiu essa fruta permanentemente na dieta.

Essa é também uma fruta cheia de vitaminas C, K e do complexo. Adicioná-la ao seu cardápio é muito bom para o coração e para o intestino.

Morango

Julho é mesmo o mês das frutas com vitamina C! O morango é outra dessa lista, por isso seu consumo contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças.

Ao mesmo tempo, o morango tem potássio, ferro, vitaminas A, E, B5 e B6, magnésio, cálcio e selênio. É uma fruta que ajuda com a glicemia, a pressão arterial e reduz o colesterol ruim.

Laranja

Mais uma das frutas de julho que é rica em vitamina C. A laranja pode ser a melhor alternativa para um suco saudável, para molhos em carnes, um bolo, geleia, mousses e, claro, consumida in natura.

Somada à vitamina C, a laranja tem potássio, ácido fólico, ferro,  fósforo, cálcio, fibras, betacaroteno e flavonoides. Tudo contribui muito para o sistema imunológico, principalmente.

Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta típica do Norte e Nordeste do Brasil, mas isso não significa que o resto do país não possa aproveitar seu sabor!

Julho é o momento perfeito para isso, pois é época da fruta. Com vitamina C, o cupuaçu também é rico em fibras, flavonóides, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e vários outros nutrientes.

Quais são as verduras de julho?

Depois de saber quais são as frutas do mês de julho, você pode se interessar também em saber quais são as verduras dessa época do ano. Existem várias opções para encontrar no mercado ou na feira.

Você pode optar, por exemplo, por mais agrião e couve-flor de ótima qualidade nas bancas e feiras.

Julho também é época de couve, agrião ou mostarda. Em relação aos temperos, é um ótimo momento para cozinhar com louro e hortelã.

Quais são os legumes de julho?

Para encher a geladeira com legumes de julho, suas opções são as mais variadas. Entre elas estão, por exemplo, algumas menos comuns, como nabo, rabanete e cogumelos.

Mas você também pode comprar outros mais vistosos e, provavelmente, com preço mais baixo nessa época. Leve para casa a abóbora, cenouras, o cará ou inhame, e batatas-doces. A mandioca e a mandioquinha também são legumes do mês de julho.

Pronto, agora você já sabe quais são as frutas de julho, e também os legumes e verduras! Lembre-se que existem vários benefícios de optar pelo consumo de época. Então, vale a pena prestar atenção nas suas opções no mercado.

Além de escrever aqui no site, eu também tenho um canal no YouTube com diversos conteúdos especiais.

Depois de descobrir aqui quais são as frutas do mês de julho, quero te convidar a ler também:

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *