Seria muito bom se tivéssemos tempo para ir ao mercado ou sacolão comprar frutas de duas a três vezes na semana, sempre com alimentos frescos disponíveis, não é mesmo? Porém, já que a realidade não é essa, é preciso aprender formas de conservação para manter os produtos por mais tempo.
Para quem não sabe como conservar frutas na geladeira, entenda que é possível mantê-las inteira ou já cortadas, o que facilita o consumo durante a semana. Para te ajudar nesse objetivo, reuni aqui algumas dicas valiosas.
Inclusive, existem dicas simples para usar as frutas em sucos deliciosos e saudáveis. Neste conteúdo você vai aprender como conservá-las por mais tempo, sem que elas percam o sabor, aroma e nutrientes.
Se você é novo por aqui, eu sou Karina Bertocco, especialista em culinária, com pós-graduação em nutrição e alimentação saudável. Além de escrever aqui no site, eu também tenho um canal no YouTube com diversos conteúdos especiais.
Como conservar frutas cortadas na geladeira?
Na hora de guardar as frutas na geladeira, você precisa começar lavando todas elas. Higienize muito bem e deixe de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio.
Em seguida, enxágue bem e corte as frutas. O ideal é escolher potes não transparentes. Então, coloque os alimentos dentro deles e leve à geladeira.
É importante separar as frutas. Não misture, por exemplo, pedaços de maçã com morangos. Isso pode favorecer que todos os pedaços estraguem.
A dica sobre conservar frutas na geladeira em potes não transparentes é interessante porque os alimentos não vão ficar expostos à claridade. É algo que ajuda a protegê-las e conservá-las por um tempo maior.
Além disso, garanta que os potes estejam bem fechados. É importante para evitar que o oxigênio aumente e prejudique os alimentos.
Como conservar frutas inteiras na geladeira?
Para quem busca dicas de como conservar frutas na geladeira em seu estado original, o processo é bem mais simples. Você precisa lavá-las e colocá-las de molho em água e bicarbonato de sódio. Deixe agir por 10 minutos e então enxágue.
Depois, deixe secar completamente e coloque as frutas na gaveta de legumes, na parte de baixo da geladeira. Não as deixe em saquinhos, pois elas podem acumular umidade.
O melhor é posicionar as frutas soltas na gaveta ou então colocá-las em potes tampados. Na hora de comer, lave-as em água corrente de novo, e consuma como preferir.
Saiba como conservar frutas na geladeira por mais tempo
A seguir, conheça alguns truques para conservar suas frutas e consumir mesmo após um tempo. Acompanhe!
Limão nas frutas cortadas
Se você quer conservar frutas cortadas na geladeira, usar um pouco de limão pode preservá-las por mais tempo. Essa é uma ótima solução para peras e maçãs.
Na hora de guardar as frutas, pingue algumas gotas de limão sobre elas e então armazene na geladeira.
Além de conservar as frutas por mais tempo, o limão vai evitar que elas escureçam rápido. Assim, na hora de comer, elas vão estar frescas e saborosas.
Se não tiver problema com o sabor, você também pode usar mais do que algumas gotinhas. Acrescentar bastante suco de limão ou de laranja no pote vai deixar conservar a qualidade dos alimentos por mais tempo.
Lave bem as frutas
Dentre as dicas de como conservar frutas na geladeira, a higienização deve vir em primeiro lugar. É fundamental lavá-las muito bem antes de guardá-las. Isso vai evitar que qualquer sujeira ou bichinho fique no alimento.
Para isso, lave bem com água corrente. Depois, mergulhe as frutas em uma mistura de água com uma colher de hipoclorito de sódio. Se não tiver o produto em casa, você pode substituí-lo por uma colher de bicarbonato de sódio.
Deixe todos os alimentos submersos por 10 minutos. Em seguida, enxágue bem e deixe as frutas secar completamente. Depois de secas, você poderá guardá-las na geladeira.
Atenção as frutas que emitem etileno
Algumas frutas emitem o etileno, que é um gás natural. Ele pode acelerar o amadurecimento daquelas que estiverem por perto.
Então, a dica é manter separadas as frutas que emitem etileno, daquelas que não emitem. As principais emissoras são a banana, figos, maçãs, abacaxi, abacate manga, pêra, mamão, melão, tomate e uvas.
O ideal é deixá-los bem longe de outros alimentos naturais, mesmo na geladeira.
Prefira potes de vidro
Para conservar as frutas picadas na geladeira, vai ser importante escolher um pote que feche bem. Se ele for de vidro, ainda melhor, pois a proteção dos alimentos será melhor. Além disso, esse tipo de embalagem permite que você veja o que tem dentro e priorize o consumo.
Congele as frutas
Outra forma muito útil de como conservar frutas na geladeira é por meio do congelamento. Elas podem ser usadas no futuro para fazer sucos saudáveis e saborosos. Neste caso, leve-as bem e depois pique em pedaços grandes.
Assim, quando quiser fazer um suco refrescante, basta levar para o liquidificador com um pouco de água. Para congelar, você pode colocar as frutas em potes ou em sacos plásticos.
A vantagem dos sacos é que você pode congelar as frutas bem distribuídas nele. Então, na hora de usar, será mais simples pegar apenas um pouco delas, em vez de descongelar tudo.
Congelar as frutas é uma ótima saída para quando os alimentos estão prestes a estragar. Se você não conseguir consumi-los imediatamente, pode congelar as frutas e usá-las depois.
Agora você já sabe como conservar frutas na geladeira e no congelador. Essa é uma prática sustentável e ainda colabora com uma economia no final do mês, já que reduzirá o desperdício em sua casa.
Se quiser fazer uma compra mais saudável e econômica, aproveite os alimentos da estação. Caso queira se planejar melhor, veja o meu ebook gratuito sobre sustentabilidade. Nele eu apresento as frutas, verduras e legumes de cada mês do ano e algumas receitas bem legais para aproveitar 100% dos itens da sua feira.
Além das dicas de como conservar frutas na geladeira, veja aqui como cozinhar para a semana toda e como reaproveitar os alimentos.