Já parou para refletir sobre como o lixo que produz em sua casa ou empresa impacta o planeta?
Se sim, você sabe que tomar medidas para diminuir a quantidade de lixo produzido é um dos passos necessários para fazer a diferença e assumir uma postura amigável ao meio ambiente.
Diante do aumento constante na produção de resíduos sólidos no Brasil, é importante que cada um de nós faça mudanças no estilo de vida a fim de minimizarmos os danos causados pelo lixo.
Felizmente, há uma série de pequenas mudanças que você pode colocar em prática facilmente em casa e no seu dia a dia.
Inclusive, muitas empresas estão introduzindo iniciativas sustentáveis em suas operações para reduzir o impacto que elas causam ao planeta.
Eu me chamo Karina Bertocco e tenho uma grande preocupação com a qualidade da alimentação e com práticas sustentáveis.
Além de abordar aqui algumas medidas para diminuir a quantidade de lixo produzido, já expliquei qual é a gelatina mais saudável e mostrei alguns detalhes sobre a gastronomia sustentável.
Também tenho um canal no YouTube. Veja aqui alguns vídeos que preparei!
Conheça 7 dicas para diminuir a quantidade de lixo produzido
O volume de lixo produzido no Brasil aumentou 19% entre 2010 e 2019, segundo o levantamento Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, desenvolvido pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
A mesma fonte divulgou que 79 milhões de toneladas de lixo são geradas por ano no país, o que corresponde a cerca de 379 kg de lixo produzidos por cada brasileiro anualmente.
Além disso, em 2020, desse total de toneladas, 13,35 milhões foram compostas por plásticos descartados. Material que, a depender da composição, pode demorar até 450 anos para se decompor, de acordo com o portal eCycle.
Esses números alarmantes devem servir de incentivo para que atitudes responsáveis perante a produção de lixo sejam tomadas.
Pensando nisso, reuni aqui sete dicas para você diminuir a quantidade de lixo produzido no seu lar.
Se você tem uma empresa e quer um apoio profissional para reduzir o lixo gerado, venha falar comigo.
Reduza o uso de conteúdos impressos
Com os avanços tecnológicos e a adoção cada vez maior do mundo digital, nunca foi tão fácil diminuir o consumo de papel.
Aproveite essa facilidade para assinar a versão digital da sua revista ou jornal favorito em vez da impressa, receber a fatura digital do cartão de crédito, assim como outras contas por e-mail e comprar e-books em vez de livros impressos.
Leve suas próprias sacolas para o mercado
Talvez você já tenha uma sacola reutilizável em casa, mas com que frequência ela é utilizada?
Sei que é muito comum esquecer de levar as sacolas para o supermercado e ter de recorrer aos sacos plásticos vendidos por lá.
O portal norte-americano The Nature Conservancy dá uma dica legal para evitar tal esquecimento. Basta escrever a palavra “SACOLAS” no topo da lista de compras do supermercado ou deixar as sacolas no banco de trás do carro.
Esse simples gesto já vai ajudar a diminuir a quantidade de lixo produzido.
Experimente substituir objetos por suas versões não descartáveis
Trocar produtos convencionais por versões ecológicas ou que não são de uso único é uma forma muito efetiva de diminuir a quantidade de lixo produzido.
Aqui vão algumas sugestões:
- As escovas de dentes tradicionais podem ser substituídas por escovas biodegradáveis com base de bambu;
- Coletores menstruais e absorventes reutilizáveis são alternativas para os absorventes íntimos femininos descartáveis;
- Canudos de aço ou de bambu são substitutos ecológicos dos canudos de plástico;
- Você pode produzir menos lixo ao dizer adeus às embalagens plásticas de shampoos e sabonetes e aderir às versões em barra.
Veja aqui também qual é o alimento mais saudável do planeta.
Compre alimentos a granel
A compra de grãos, especiarias, castanhas, temperos, chás e tantos outros alimentos a granel é uma prática positiva por vários motivos.
O primeiro deles é o incentivo a fazer uma compra consciente, porque, ao comprar produtos sem porções pré-fracionadas, você precisa refletir sobre a quantidade necessária de alimento a ser adquirido, o que ajuda a evitar o desperdício.
Outro benefício é a possibilidade de dispensar o uso de embalagens descartáveis, uma vez que você pode levar o próprio potinho de vidro ou sacola de pano para armazenar o alimento comprado a granel.
Carregue uma garrafa de água com você
Ter uma garrafinha de água reutilizável sempre disponível é uma ótima forma de diminuir a quantidade de lixo produzido e até de economizar na compra de bebidas quando você for sair de casa.
Ao levar sua própria garrafinha, você não precisará utilizar copos plásticos, garrafas descartáveis e outros itens de uso único.
Reutilize, crie e dê novos propósitos a itens
Utilizando um pouco da imaginação e criatividade, muitos objetos que iriam para o lixo podem ser reutilizados e modificados para ganhar uma nova utilidade.
Itens como potes, caixas e embalagens que guardavam alimentos podem servir para armazenar objetos e manter o lar mais organizado.
Aqui, inclusive, já ensinei a fazer uma horta vertical com garrafas pet.
Faça compras conscientes e responsáveis
Antes de adquirir quaisquer produtos, reflita se a compra é realmente necessária e se há uma alternativa mais amigável ao meio ambiente.
Isso envolve escolher itens com embalagens recicláveis, biodegradáveis ou que gerem o mínimo de lixo possível, assim como dar preferência a produtos em refil, por exemplo.
Incorpore essa dicas de como diminuir a quantidade de lixo produzido no seu dia a dia e você estará ajudando a fazer a diferença!
Leia ainda: