Qual gelatina é mais saudável para a sua dieta?

Qual gelatina é mais saudável para a sua dieta
Quer saber quais são os produtos da estação - Brócolis

Colorida e saborosa, a gelatina faz a festa da criançada nos lanches e festas infantis. Mas, também caiu no gosto dos adultos por ter baixas calorias e, supostamente, fornecer colágeno.

Mas, qual gelatina é mais saudável? Todas podem ser consumidas sem culpa?

No meu canal no YouTube, em uma série sobre rótulos de alimentos, eu levantei essa questão e surgiram muitas dúvidas. Afinal, existe alguma que é saudável?

A gelatina é feita da proteína extraída dos ossos, pele e tendões de animais. Por isso, muitas vezes, lhe é atribuído o benefício de fornecer colágeno, evitando, por exemplo, a flacidez no processo de emagrecimento.

Porém, nem toda gelatina é, realmente, rica em colágeno. Aliás, as industrializadas são as que menos possuem o ingrediente em sua fórmula. Sem falar em outras substâncias maléficas ao organismo.

Eu me chamo Karina Bertocco e quero te ajudar a melhorar a sua alimentação, tornando-se mais saudável e entendendo tudo que está consumindo.

Além de explicar aqui qual gelatina é mais saudável, eu também já mostrei aqui no blog os benefícios da sopa de legumes e expliquei o que é melatonina. Agora, vamos entrar no rótulo deste produto alimentar criado pela indústria?

Qual gelatina é mais saudável?

Definitivamente, a gelatina colorida dos supermercados não está no rol das mais saudáveis. A teoria de ser rica em colágeno cai por terra porque, no processo, são usadas substâncias que quebram ou extraem o componente, resultando em baixa quantidade dele.

Além da pobreza em colágeno, o que frustra adeptos da dieta de emagrecimento, outros ingredientes do produto fazem mais mal do que trazem benefícios. Para começar, o alto teor de aromatizantes, corantes e açúcar na gelatina contradizem as informações de que ela tem baixas calorias.

Depois, a gelatina contém outros elementos que, a depender do consumidor, podem causar alergias e problemas estomacais. Não podemos esquecer também que elas têm pouquíssimo valor nutritivo. Por isso, te pergunto, vale mesmo continuar consumindo este produto?

Tanto que a gelatina não é considerada um alimento, mas um produto alimentício.

Mas, e aí, precisa riscá-la do cardápio? Não! Existem versões mais saudáveis que podem ser consumidas sem provocar problemas ao organismo.

Opções de gelatina mais saudável

Eu sei, acima ataquei o produto industrial e talvez tenha te colocado em uma situação complicada. As crianças adoram e é uma excelente opção de sobremesa, mas como saber qual gelatina é saudável?

Abaixo vou te apresentar duas opções que podem ser criadas para oferecer algo nutritivo em sua casa.

Ágar-ágar

Produzida com substância obtida a partir de algas, a ágar-ágar pode ser adquirida em supermercados e lojas de produtos naturais.

Além de rica em ferro, potássio, iodo, cloro, fósforo, fibras e proteínas, ela não tem tantos componentes artificiais e pode servir como uma forma alternativa para quem não consegue viver sem gelatina.

Gelatinas caseiras

Uma opção de gelatina mais saudável é a produzida em casa, substituindo a versão industrializada.

Para isso, você pode comprar no mercado a gelatina incolor que contém pouco açúcar e ingredientes nocivos e adicionar pedaços de fruta, iogurte e sucos naturais.

Desta forma, é possível controlar boa parte dos ingredientes da sua sobremesa favorita.

Cuidados ao consumir gelatina

Primeiro, é preciso evitar as versões diet, uma vez que são ricas em adoçantes e edulcorantes. Consequentemente, desencadeiam processo inflamatório e aumentam o risco de diabetes devido à resistência insulínica.

Os edulcorantes também levam à compulsão alimentar.

Também é importante atentar-se ao que vem indicado no rótulo, conferindo a lista de ingredientes e informações nutricionais. Não acredite, ainda, em termos do tipo “stevia plus” ou “zero açúcar”.

As gelatinas diet também são contraindicadas para gestantes e crianças.

Por fim, em razão do alto teor de corantes, as versões industrializadas devem ser evitadas por pessoas alérgicas devido ao risco de reações.

Por diversas razões, agora que você sabe qual gelatina é mais saudável, é extremamente importante rever e fazer essa mudança no cardápio de toda a família.

Tenha sempre o cuidado de observar o rótulo de todos os alimentos industrializados que você leva para casa, pois eles podem ser nocivos e provocar danos ao seu organismo.

Como você pode conferir aqui, é possível consumir gelatina mais saudável e evitar enfermidades graves, substituindo a versão industrializada.

Inclusive você deveria conferir no vídeo abaixo os principais ingredientes da gelatina.

Se essa foi a sua primeira vez aqui no blog, saiba que eu também mantenho um canal no YouTube em que apresento receitas saborosas e outras informações relacionadas ao universo alimentar.

Além de explicar aqui qual gelatina é mais saudável, eu também já mostrei aqui:

O que comer para soltar o intestino?

Benefícios do levedo de cerveja

Quer saber quais são os produtos da estação - CTA frutas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *