Quais são os benefícios da sopa de legumes?

Quais são os benefícios da sopa de legumes?

Saudável e saborosa, a sopa de legumes é opção leve para comer bem e ingerir poucas calorias, ideal para você que quer uma refeição rápida e saudável.

Tem coisa melhor do que tomar uma sopa quentinha em um dia frio ou chuvoso?

Além de funcionar como um abraço no estômago, as sopas são opções muito saudáveis de alimentação.

Os benefícios da sopa de legumes estão, em primeiro lugar, nos nutrientes e no funcionamento do organismo. Normalmente, ela é feita com ingredientes que dispõem de vitaminas, antioxidantes, minerais e reserva de energia.

Entretanto, para que estes benefícios sejam, de fato, percebidos pelo organismo, é necessário preparar a sopa de legumes adequadamente. Ou seja, atentar-se à escolha dos ingredientes e ao modo de preparo.

Essa é a sua primeira visitinha ao meu site? Eu sou Karina Bertocco, tenho especialização em culinária e harmonização, além de adotar um estilo de vida vegano.

Benefícios da sopa de legumes para o organismo

Em reportagem publicada pelo Uol, a nutróloga Marcella Garcez explicou que a sopa de legumes é rica em:

  • Nutrientes;
  • Baixa densidade energética;
  • Vitaminas;
  • Antioxidantes;
  • Minerais;
  • Água;
  • Fibras.

De modo geral, os legumes usados na sopa são ricos em água, fibras, vitaminas dos complexos B e C, além de sais minerais. Além disso, os baixos níveis de gordura e açúcar oferecem um volume reduzido de energia, isto é, calorias.

Por isso, é fácil listar os benefícios da sopa de legumes para a dieta, tanto de emagrecimento quanto de reeducação alimentar.

Ajuda a controlar o peso

Se preparada da forma adequada, a sopa de legumes ajuda no controle e perda de peso. Isso porque ela é rica em fibras e proporciona saciedade.

Caso seja servida antes da refeição principal, a sopa ajuda a reduzir a ingestão de demais alimentos.

Ajuda a consumir mais vegetais 

A sopa é de legumes, certo? Então, é uma excelente forma de ampliar o consumo de vegetais, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o órgão, o ideal é ingerir cinco porções de frutas e legumes por dia. Ou seja, é uma boa forma de mudar seus hábitos alimentares!

Colabora na hidratação do corpo 

Um dos benefícios da sopa de legumes é ajudar na hidratação do organismo, uma vez que ela é rica em água.

Tanto o caldo quanto a água proveniente dos vegetais e legumes ajudam nessa hidratação corporal, o que é muito bom, principalmente durante o período seco do inverno.

As sopas facilitam a digestão

Como o tempo de cozimento dos legumes é prolongado, as fibras são abrandadas, o que facilita a mastigação e, consequentemente, a digestão.

Por outro lado, caso a sopa de legumes seja rica em gordura, acontece o inverso, ou seja, o processo digestivo torna-se mais lento

Inclusive, esse é um dos benefícios da sopa de legumes que favorece sua adoção por pessoas em processo de pós-operatório. Tanto por ser um alimento cuja textura é de fácil ingestão quanto por concentrar nutrientes, ajudando na recuperação.

Reduz o desperdício

Já reparou que uma sopa só leva vários tipos de vegetais? Pois é, para fazê-la você pode usar diversos itens que estão soltos em sua geladeira, sendo esse é outro importante benefício da sopa de legumes!

Na sua preparação, é possível usar aquelas verduras que sobraram, talos, sementes, entre outros elementos, evitando assim o desperdício.

Pode ser consumida em qualquer ocasião 

A sopa de legumes pode ser consumida a qualquer hora, sem restrições. Ou seja, tanto no almoço quanto no jantar.

Você pode fazer combinações diferentes para cada uma das principais refeições do dia.

Cuidados na hora de preparar a sopa de legumes 

Os benefícios da sopa de legumes são muitos, mas é preciso ter cuidados básicos na hora de prepará-la.

Escolha bem os ingredientes 

A sopa de legumes tem, sim, benefícios, mas sozinha não faz milagres. Isso significa ser preciso cuidado na hora de escolher os ingredientes.

De nada adianta incluir legumes, mas também alimentos gordurosos, como paio, carnes gordas, linguiça e bacon, por exemplo.

Atenção ao caldo

A sopa fica nutritiva quando o caldo for realmente preparado com legumes e carnes magras. Assim, terá mais sabor e nutrientes do que quando feita com temperos industrializados.

Além disso, você pode usar ervas cultivadas em uma horta caseira, tendo total controle sobre a refeição que estiver preparando.

Abuse dos vegetais

Estou falando de sopa de legumes, certo? Então, abuse deles! Chuchu, abobrinha, espinafre, repolho, cebola, brócolis, cenoura, couve, couve-flor, espinafre e alho poró são ingredientes excelentes.

Por outro lado, batata, mandioca e inhame, ricos em carboidratos, devem ser usados com moderação.

Sim, embora muitos possam dizer que sopa não é janta, é sim! E pode ser uma refeição completa e saudável.

Depois de ler aqui os benefícios da sopa de legumes, você pode se interessar ainda por ler mais sobre as blue zones, como fazer hambúrguer vegano e o que é melatonina.

Compartilhe com seus amigos!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *