Reavaliar os próprios hábitos em relação à comida traz benefícios incalculáveis para a saúde quando você entende o que é reeducação alimentar e foge das dietas da moda.
Que levante a mão quem nunca encarou um regime mirabolante para perder os quilos indesejados e, tempos depois, voltou a ganhá-los porque não conseguiu manter as restrições.
Tudo bem, não precisa se envergonhar se esse for o seu caso porque quase todo mundo já passou por algo assim um dia – ou convive com alguém que já tenha feito isso.
Mas seguir uma dieta milagrosa, além de fazer mal à saúde, não traz os resultados esperados. Por isso é tão importante saber o que é reeducação alimentar.
A verdade é que avaliar os hábitos alimentares não diz respeito apenas ao processo de emagrecimento, mas também ao próprio bem-estar.
Afinal, consumir alimentos mais saudáveis é a melhor forma de ingerir a quantidade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Porém, ainda que o processo de reeducação alimentar traga muitos benefícios, é preciso iniciá-lo com cautela.
Descubra aqui quais são os principais benefícios de um estilo de vida saudável!
A seguir eu explico o que é reeducação alimentar e dou algumas dicas para que você possa iniciar essa mudança de hábito de forma segura e saudável. Vamos lá?
O que é reeducação alimentar?
De modo geral, se você está em dúvida sobre o que é reeducação alimentar, posso responder essa pergunta de forma simples e resumida: é a mudança dos hábitos e comportamentos relacionados ao que come.
Ou seja, ao invés de retirar totalmente das refeições determinados grupos alimentares, você apenas melhora a relação que tem com eles.
Sendo assim, a reeducação alimentar não se trata de uma dieta radical, mas sim de comer com consciência.
E você deve estar se perguntando: mas como posso comer de tudo e mesmo assim chegar ao meu propósito (que, aliás, pode ir muito além de apenas perder peso, como falarei um pouco abaixo)?
O objetivo maior é compreender os efeitos que o alimento traz para o dia a dia, mente e corpo.
Com isso, você irá se alimentar bem, prazerosamente e, ao mesmo tempo, evitará doenças e excesso de peso. Dessa forma, iniciar o processo de reeducação alimentar não é, necessariamente, começar uma dieta restritiva.
Mesmo porque grandes proibições não são suportadas por muito tempo, enquanto a reeducação alimentar é um processo adquirido para toda a vida.
Trata-se, sobretudo, de adotar bons hábitos, ou seja, melhorar sua relação com a comida.
Isso inclui não apenas escolher alimentos saudáveis, mas também estabelecer uma rotina para as refeições e mastigar melhor.
Isto é, quando você inicia a reeducação alimentar, passa a organizar os horários para suas refeições, seleciona ingredientes mais saudáveis e dá mais atenção ao processo de ingestão.
Entenda aqui a importância de evitar os alimentos ultraprocessados!
Agora parece muito mais fácil, né? Então vamos entender melhor esses benefícios mais abaixo!
Para que serve a reeducação alimentar?
Agora você já sabe que esse processo não envolve nenhuma dieta milagrosa. Mas para entender o que é reeducação alimentar, é necessário ter em mente que ela oferece diferentes objetivos.
Eles podem variar conforme a necessidade de cada um e posso citar alguns mais comuns que eu presencio no dia a dia:
- Emagrecer;
- Diminuir o apetite;
- Acelerar o metabolismo;
- Reduzir calorias;
- Integrar tratamento a doenças;
- Concentrar ou ampliar produção de energia focada em atividades específicas.
Se você um dia já quis algum desses benefícios – e até incluiu na sua lista de metas para o Ano Novo (como muita gente faz) -, vale a pena aprofundar os conhecimentos para entender mais o que é reeducação alimentar.
Os benefícios de saber selecionar os alimentos
Não é segredo para ninguém como a alimentação saudável é benéfica para o organismo. Uma dieta equilibrada nutricionalmente inibe o surgimento de doenças crônicas, tanto mentais quanto físicas.
Está em dúvida? Veja o que é uma alimentação saudável e quais são seus benefícios.
Sendo assim, a ingestão de antioxidantes, vitaminas, minerais e outros nutrientes regulam as reações químicas indispensáveis para a vida.
Até aí tudo bem, mas você deve saber que a reeducação alimentar traz, ainda, outros benefícios, tais como:
- Melhora a qualidade do sono;
- Evita a obesidade;
- Reduz o estresse;
- Proporciona uma melhor qualidade de vida.
E para conseguir isso tudo, você pode começar, aos poucos, mudando seus hábitos no dia a dia. Abaixo dou algumas dicas!
Como iniciar a reeducação alimentar?
Antes de tudo, vale lembrar que apenas saber o que é reeducação alimentar e ler esse artigo não significa que não precise de um profissional adequado para que possa realizar exames e fazer uma mudança personalizada, respeitando suas necessidades nutricionais.
Por isso, nada de seguir dietas públicas ou que foram recomendadas para uma amiga. Vá ao nutricionista e peça orientação para a sua rotina, para seu biotipo.
Porém, algumas dicas podem ajudar a dar o primeiro passo sem grandes sacrifícios.
Aumente a ingestão diária de água
A recomendação é de que a pessoa tome, no mínimo, 2 litros de água por dia, favorecendo a eliminação de toxinas e promovendo a hidratação.
A ingestão de água pode ser incrementada por chás sem açúcar (mas antes de fazer essa substituição, consulte um profissional para ver quais são os mais adequados para o seu caso).
Alimente-se a cada três horas
O mantra dos nutricionistas tem fundamento. O período de três horas entre as refeições é explicado pela estabilidade dos níveis de glicose, inibindo a fome.
Para isso, consuma menores quantidades de comida a cada refeição (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
Essa é uma das tarefas que ajudam na reeducação alimentar, pois neutralizam os excessos que são comuns nas grandes refeições do dia.
Inclua alimentos mais saudáveis na sua dieta
Ao entender o que é reeducação alimentar você verá que não é preciso gastar rios de dinheiro para comer bem e de forma saudável.
Tenho até uma lista com os alimentos mais saudáveis do planeta que pode te ajudar no início dessa mudança!
Trocar o salgadinho no meio da tarde ou o refrigerante durante as refeições por frutas e sucos naturais custa pouco.
Substitua alimentos industrializados por legumes, sopas e saladas frescas.
Outra forma de reeducação alimentar é passar a temperar sua comida com ervas, alho e outros temperos naturais.
Troque também o chocolate diário por frutas na sua sobremesa.
Opte por alimentos em sua forma integral, como pães e farinhas, isto é, evite alimentos processados e ultraprocessados. Pode ser difícil no começo, mas os benefícios à saúde virão a longo prazo.
Evite ingerir líquido com a comida
O ideal é aguardar de 30 a 40 minutos após a refeição para ingerir água, suco ou chás.
Reduza o consumo de açúcar
No processo de reeducar o paladar, elimine o doce, tanto sob a forma de açúcar quanto adoçantes.
Para ajudar, troque o refrigerante por chás e águas saborizadas. Substitua aquele doce de leite pela fruta.
Torne sua refeição um momento de paz
Sei que a correria do dia a dia pode te fazer comer muito rápido e em qualquer lugar, algo nada saudável. Portanto, sempre que possível, procure alimentar-se devagar, dando uma pausa entre uma porção e outra.
Coma em ambientes mais tranquilos, sem distrações. Se possível, cozinhe sua própria comida, ampliando a consciência sobre a alimentação.
Após adquirir a consciência sobre o que é reeducação alimentar, é possível compreender os benefícios que a adoção de hábitos saudáveis trazem à saúde. Por mais difícil que seja no começo, comer bem te fará viver melhor.
Depois de ler aqui as diversas explicações sobre o que é reeducação alimentar, você pode se interessar também por conhecer os benefícios da planta ora-pro-nóbis e as zonas azuis em que as pessoas vivem melhor e por mais tempo.
Se quiser aprender umas receitinhas novas, entre no meu canal no YouTube.