Qual a importância da gestão ambiental para empresas?

Qual a importância da gestão ambiental para empresas
Quer saber quais são os produtos da estação - Brócolis

Entender a importância da gestão ambiental para empresas e como praticá-la é fundamental. Afinal, o mundo precisa, cada vez mais, de ações sustentáveis. Essa medida ajuda a preservar as matérias-primas e os recursos naturais.

Além disso, a gestão ambiental é uma grande vantagem para os negócios. Isso porque, os consumidores estão mais preocupados com o meio ambiente e as empresas que se preocupam com ele ganham destaque.

Aqui no blog eu já apresentei um conteúdo que ensina medidas de como reduzir a quantidade de resíduos produzidos e também já expliquei as diferenças entre reutilizar e reciclar.

Se esta for a sua primeira visita, saiba que me chamo Karina Bertocco, sou especialista em gastronomia e em práticas sustentáveis. Além deste site, também mantenho um canal no YouTube.

O que é a gestão ambiental?

Gestão ambiental significa tomar medidas e práticas que minimizem os impactos da empresa sobre o meio ambiente. Isso envolve desde a escolha das matérias-primas, água, eletricidade e resíduos, dentre outros cuidados.

Assim, as empresas passam a ter pouco ou nenhum impacto na natureza. É algo que contribui para o meio ambiente como um todo e também com a sociedade.

Por exemplo, se uma fábrica de lápis precisa de madeira para produção de seus produtos, ela precisa implementar medidas de reflorestamento, usar tintas livres de elementos tóxicos, cuidar do solo e da água. Além disso, ela pode colocar semente no item para que, ao final, possa ser plantado pelo consumidor e ajudar no reflorestamento.

Qual é a importância da gestão ambiental para empresas?

Existem vários pontos pelos quais a gestão importante é tão importante. Inclusive, todo tipo de negócio pode, e deve, adotar as medidas com esse objetivo.

Até porque, ao eliminar os efeitos nocivos das ações corporativas, as companhias ajudam a preservar os recursos naturais, essenciais à vida na Terra.

Ao destacar aqui qual é a importância da gestão ambiental para empresas, mostrarei alguns benefícios que estas ações geram para o meio ambiente e para os próprios negócios. Leia com atenção e tente implementá-las!

Melhora na imagem da empresa

Uma empresa que se preocupa com o planeta tende a chamar mais a atenção do consumidor. Por isso, pode ter um lucro melhor e mais sucesso nos negócios.

Para se ter uma ideia da importância da gestão ambiental para empresas, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de negócios sustentáveis.

Cuidado com o meio ambiente

O planeta pede socorro! As mudanças climáticas têm provocado desastres, problemas de saúde, dificuldades financeiras e mais.

Então, as empresas e pessoas precisam sempre se preocupar com a natureza. Assim, os impactos que todos provocamos serão menores.

Claro, isso também é feito por meio da gestão ambiental realizada pelas empresas. Aliás, muitas startups surgem com soluções inovadoras para neutralizar os danos causados por grandes companhias. Ou seja, esse pode ser, inclusive, um plano de negócios.

Redução de riscos e custos

Quando uma empresa adota este tipo de gestão em seus processos, tende a diminuir riscos e acidentes ambientais. Essa redução evita o risco de multas que podem afetar a saúde financeira da instituição.

Como consequência, a empresa pode adotar medidas comunitárias e apoiar a população que ela atende. Por exemplo, o entorno da companhia e as famílias dos funcionários podem ser impactadas com essas ações.

A redução de custos pode vir também por meio do reaproveitamento de recursos ou novos usos para itens que são descartados no processo de produção. Fora isso, é possível adotar medidas em que os colaboradores e clientes possam sugerir melhorias e, após validadas, elas sejam integradas aos novos projetos.

Menos matéria-prima

Muitos dos recursos naturais do nosso planeta são finitos, ou seja, podem acabar. Por exemplo, com a poluição da água, o líquido disponível para uso é cada vez menor. As consequências disso são incalculáveis.

Para te responder sobre qual é a importância da gestão ambiental para empresas, tenho que falar sobre a inovação em processos tradicionais. Isso ajuda a deixar o trabalho mais eficaz e com menos desperdício de matéria-prima.

Então, fazendo a gestão, a empresa tende a gastar menos com a compra do que precisa e também consegue produzir com mais efetividade.

Cumprimento da legislação ambiental

Se você se pergunta qual é a importância da gestão ambiental para empresas, pode considerar também o aspecto legal. Isso envolve a produção de lixo ou descarte de elementos químicos, etc.

Para funcionar da melhor forma possível, os negócios precisam se manter dentro da lei. Assim, não serão impedidos de atuar, não vão precisar pagar multas etc.

A gestão ambiental é algo que contribui para isso, evitando problemas para o empreendimento.

Maior adesão dos funcionários

Assim como os clientes estão preocupados com a questão ambiental, os colaboradores de uma empresa também estão. Vários profissionais avaliam esse tipo de aspecto na hora de se candidatar para uma vaga nova, por exemplo.

Por isso, fazer uma boa gestão ambiental pode ajudar a trazer mais gente capacitada e talentosa para dentro da empresa.

Agora que você já entendeu qual é a importância da gestão ambiental para empresas, é hora de contar como a adesão a ela é feita.

Como implantar a gestão ambiental em uma empresa?

Vale dizer que os passos a seguir são padrão. Isso quer dizer que, dependendo do negócio, eles precisam ser adaptados. Use minhas orientações apenas como ponto de partida.

Além disso, as ações e práticas que pensam no ambiente geralmente precisam de tempo para serem efetivas. Os negócios precisam, inclusive, conscientizar seus colaboradores e terem atenção de que o que é necessário está sendo feito.

Não se trata apenas de ter os planos no papel e poder dizer que a empresa se preocupa com o meio ambiente. É preciso criar uma cultura de atenção à natureza, que vai moldar o trabalho de todos os profissionais da companhia.

Tendo isso em mente, para aderir à gestão ambiente, uma empresa precisa, primeiro, mapear suas atividades. Ou seja, entender todos os seus processos e práticas, desde as atividades mais simples até aquelas que requerem mais gente e trabalho.

Com essa lista bem detalhada, torna-se possível identificar que processos e aspectos podem ser modificados dentro do negócio. Você pode iniciar pelas pequenas mudanças, que já serão úteis e que vão gerar grande benefício à natureza.

Pode ser, por exemplo, passar a utilizar um produto ecologicamente correto na produção. Ou ainda, aderir à documentação digital e “eliminar” o papel dentro do negócio.

Depois de aplicadas, as novas práticas deverão ser monitoradas. Assim, o negócio poderá perceber se elas estão sendo realizadas corretamente e também seus impactos benéficos. Se preciso, as ações também poderão passar por atualizações.

Agora você já sabe qual é a importância da gestão ambiental para empresas e tudo sobre o assunto! O próximo passo é colocá-la em prática no seu negócio.

Algumas atitudes básicas podem contribuir, e muito, com a preservação do meio ambiente para nós e as gerações futuras. Dê o primeiro passo!

Leia também:

Entenda os benefícios de um estilo de vida saudável!

Ideias de embalagens sustentáveis para alimentos

Se você conseguiu compreender a importância da gestão ambiental para empresas e acredita que este conteúdo possa ser útil para outras pessoas, aproveite para compartilhá-lo agora em suas redes sociais. Eu ficarei muito feliz com esse gesto!

Quer saber quais são os produtos da estação - CTA frutas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *