A necessidade de amenizar os impactos dos danos causados ao meio ambiente é urgente. Porém, além de ações efetivas por meio de políticas públicas, existem hábitos sustentáveis no dia a dia que podemos adotar.
O conceito de sustentabilidade é amplo e ultrapassa os cuidados com o meio ambiente. Quando falo em atitudes sustentáveis, é importante incluir práticas que permitam o desenvolvimento econômico e social, sem prejudicar a natureza.
Deste modo, existem atitudes simples, hábitos sustentáveis que podem ser adotados no dia a dia. Como consequência, fazemos nossa parte no respeito ao meio ambiente sem, no entanto, deixar de lado a economia.
Além de mostrar aqui como incluir hábitos sustentáveis no dia a dia, eu também já apresentei os benefícios de um estilo de vida saudável e ensinei a fazer uma horta vertical caseira com garrafa pet.
Se você for novo por aqui, saiba que eu me chamo Karina Bertocco e quero te ajudar a melhorar a sua alimentação, tornando-se mais saudável e entendendo tudo que está consumindo.
Hábitos sustentáveis no dia a dia: como adotar?
Existem diversas coisas que você pode mudar na sua rotina que, somadas, vão ajudar a reduzir o impacto causado no meio ambiente.
Abaixo eu vou te apresentar oito dicas de hábitos sustentáveis no dia a dia que vão colaborar com a preservação da natureza. Leia e veja como introduzir cada uma em sua rotina.
Economize água
Por mais óbvio que pareça, ainda é necessário bater na tecla da economia de água. Porque, infelizmente, ainda tem gente achando normal tomar banhos de 15 minutos enquanto a crise hídrica mundial só aumenta.
Assim, comece seus hábitos sustentáveis no dia a dia economizando água! Reduza o tempo debaixo do chuveiro, feche o registro sempre que for possível e deixe a torneira aberta somente enquanto usa.
Ademais, procure reaproveitar a água usada para centrifugar a roupa, por exemplo, para regar plantas. E sempre verifique se válvulas da descarga, registros e torneiras não estão com vazamento.
Separe o lixo de forma consciente
A reciclagem do lixo é uma das formas mais efetivas de reduzir a degradação ambiental. Por isso, foi criada a coleta seletiva. O que for material orgânico, como restos de comida, pode ser usado como adubo após passar pelo processo de compostagem.
Materiais como vidro, papel, metal e plástico devem ser encaminhados a cooperativas de reciclagem.
Por fim, o lixo eletrônico precisa ser descartado de forma correta por ser altamente poluente.
Para isso, foram criados ecopontos que aproveitam aquilo que for possível para voltar à indústria. O que não puder ser reutilizado é tratado de forma a não causar prejuízos ao meio ambiente.
O mesmo serve para cosméticos, óleo de cozinha e medicamentos.
Não desperdice alimentos
Um dos hábitos sustentáveis no dia a dia mais fáceis de ser adotado é não desperdiçar alimentos. Contraditoriamente, é o mais esquecido porque, convenhamos, o brasileiro é campeão nisso.
Esse é um verdadeiro pecado, uma vez que todas as partes da planta podem ser aproveitadas. Cascas e talos podem virar receitas novas, com a vantagem de manter as propriedades nutritivas.
Outra forma importante de poupar é comprar e preparar exatamente aquilo que, realmente, será consumido. Além de um hábito sustentável, não jogar comida fora é uma prática que envolve a consciência social.
Economize energia elétrica
Você tem mini infartos toda vez que abre a conta de luz? Talvez seja hora de repensar seus hábitos para economizar!
Algumas práticas bem simples podem diminuir o preço da conta e, ainda, ajudar o meio ambiente:
- Tirar os eletrodomésticos fora de uso da tomada;
- Fazer manutenção dos equipamentos periodicamente;
- Usar opções mais econômicas, como lâmpadas de LED, em vez das fluorescentes.
Reutilize as embalagens
A coisa de guardar feijão no pote de sorvete pode até ter virado piada, mas é um excelente hábito sustentável no dia a dia. Pensa no tempo que a natureza levaria para decompor aquela vasilha plástica!
Reutilizar embalagens ajuda a economizar e construir práticas mais conscientes de consumo. Portanto, sabe aquele copinho de requeijão? Vira copo de água. A embalagem de vidro da maionese? Serve para guardar grãos, geleias e doces.
E a garrafa pet? Vira um vaso de planta lindo! Procure na internet e vai achar tutoriais ótimos de decoração sustentável.
Pratique cozinha sustentável
Além de não desperdiçar comida, os hábitos sustentáveis no dia a dia passam pela cozinha de outra forma. Primeiro, economizar gás usando a panela de pressão para cozinhar o feijão, por exemplo.
Em seguida, não jogar óleo de cozinha no encanamento, pois um litro deste produto é capaz de poluir um milhão de litros de água. Na organização da cozinha, procure deixar freezer e geladeira longe do fogão devido à compensação de energia.
Deixe o carro em casa
A gente sabe que o problema da mobilidade urbana é sério pela má qualidade do transporte público. Mas, sempre que possível, deixe o carro em casa.
Se você trabalha ou estuda perto, vá a pé ou de bicicleta. Ou, pratique a carona solidária. Assim, serão menos carros e, consequentemente, menos poluição.
Economize também no escritório
O ideal é evitar imprimir tanto papel como um dos hábitos sustentáveis no dia a dia. Mas, se não puder fazer isso, use os dois lados da folha, economizando tanto tinta quanto papel.
Dê preferência também ao papel reciclado, já que este tipo de material consome 90% de energia.
Ao adotar hábitos sustentáveis no seu dia a dia, seu bolso e a natureza, certamente, agradecem!
Gostou deste artigo? Visite meu canal no YouTube e veja alguns vídeos especiais que preparei!