O processo de reciclagem do alumínio é mais simples do que você imagina. Algumas pessoas têm dúvidas sobre como é feita a reutilização deste tipo de material.
Aliás, é algo que podemos pensar em qualquer material reciclável. Como, afinal, algo usado e descartado pode ser “reaproveitado” para criar um item novo, em vez de prejudicar o meio ambiente?
Logo abaixo, falarei sobre o processo de reciclagem do alumínio. Isso deve ajudar você a perceber melhor como esse tipo de coisa funciona.
Se essa for a sua primeira vez por aqui, saiba que eu me chamo Karina Bertocco, sou especialista em gastronomia e sustentabilidade, além de manter um canal com várias dicas no YouTube.
Entenda o processo de reciclagem do alumínio
O reaproveitamento do alumínio passa por várias etapas semelhantes à produção do material. Porém, seus impactos são menores, pois não há, por exemplo, a necessidade de gerar lama com a mineração de bauxita.
Durante todo o processo de reciclagem do alumínio, é bastante comum que ele passe por diferentes empresas. É raro que um mesmo negócio realize todas as etapas, pois elas são bem diferentes e requerem equipamentos específicos.
Assim, a coleta começa, por exemplo, sendo feita por um ferro-velho, e a última etapa, de uso do alumínio, é finalizada na indústria de latas.
E depois, ainda tem o uso dessas latas pela indústria alimentícia ou outras.
Coleta do alumínio
A primeira etapa para a reciclagem do alumínio é a coleta do material que será aproveitado.
O mais comum é que ele venha em forma de latinhas de cerveja, refrigerantes ou sucos etc. Mas o alumínio também é usado em utensílios de cozinha, janelas, automóveis etc. Então, há várias fontes para a reciclagem.
A coleta de tudo pode ser feita por carroceiros, ferro-velho, cooperativas e ONGs.
Triagem do material
Em seguida à coleta, o alumínio passa por uma triagem. Assim, pode ser separado corretamente para os próximos passos da reciclagem.
Criação de fardos
O processo de reciclagem do alumínio também inclui a criação de fardos. Ou seja, várias peças são colocadas juntas e prensadas.
Dessa forma, elas podem ser transportadas com mais facilidade para as empresas que cuidarão das próximas etapas.
Tratamento químico
Depois de prensado, o alumínio precisa passar por uma etapa química, que funciona para retirar seu verniz, tintas, sujeira e mais.
São componentes que poderiam prejudicar a reciclagem do material e não podem continuar em sua superfície.
Derretimento do alumínio
É necessária uma temperatura de 660,3 °C para derreter o alumínio. É uma etapa feita em fornos próprios, por pessoas treinadas e protegidas contra o calor.
Fundição
Fundir o alumínio significa dar forma a ele. Para a reciclagem, ele ganha o formato de lingotes, que são uma massa de metal que poderá ser trabalhada a seguir.
Laminação
Já a laminação do alumínio consiste no processo em que ele é transformado em bobinas. A partir daí, ele poderá ser transformado em novos produtos.
Uso do alumínio
O alumínio reciclado pode ser usado para qualquer nova embalagem ou forma pela indústria.
Assim, ele pode ser transformado, por exemplo, em novas latas. Seja para alimentos e bebidas ou para armazenar produtos de limpeza ou outros itens.
O material também pode ser usado para produzir peças domésticas, estruturas de mesas e cadeiras, janelas, portas e mais.
Quanto tempo demora o processo de reciclagem do alumínio?
Do começo ao fim, é comum que o processo de reciclagem do alumínio demora entre 40 e 45 dias.
Ele pode ser feito por empresas especialistas, por ONGs, cooperativas e outras pessoas que, juntas, trabalham desde a coleta até a transformação do alumínio em coisas novas.
Por que é importante reciclar o alumínio?
Na natureza, o alumínio demora de 200 a 500 anos para se decompor. Isso quer dizer que são séculos e mais séculos em que o material, se descartado, permanece poluindo o meio ambiente e trazendo prejuízos para os animais e a sociedade.
Assim, reciclar o alumínio é fundamental para evitar que ele vá parar na natureza. Essa é a maior razão para se preocupar com esse trabalho.
Outro aspecto que torna a reciclagem deste material tão importante é que criar o alumínio gasta muita eletricidade. Ele é produzido a partir da bauxita e depois precisa ser refinado. É algo que usa energia elétrica aos montes.
Considerando as constantes crises hídricas e de energia no Brasil, isso pode ser um grande problema. Mas a reciclagem, por sua vez, utiliza apenas 5% da energia da produção nova. Então, há uma enorme economia.
Também vale destacar toda a poluição que a própria mineração da bauxita provoca. A cada tonelada do minério, são geradas outras cinco de lama cáustica, que podem contaminar as águas e prejudicar a todos.
E ainda há a poluição do ar, pois a fundição do alumínio gera óxido de nitrogênio e de enxofre.
Ou seja, reciclar o alumínio significa cuidar da natureza, evitando vários tipos de prejuízos ambientais, o que torna o processo de reciclagem do alumínio tão importante!
Além de mostrar aqui como é o processo de reciclagem do alumínio, eu já apresentei aqui no blog como fazer uma horta vertical e o que é vinho orgânico.