Por que comer tempero cru faz mal?

comer tempero cru faz mal
Quer saber quais são os produtos da estação - Brócolis

Outro dia me deparei com essa pergunta em um fórum online e vi que muitas pessoas tinham essa mesma dúvida. Por causa disso, resolvi escrever esse artigo para responder a questão: por que comer tempero cru faz mal?

Vamos combinar que, na hora da pressa, jogar um temperinho pronto na comida é muito mais fácil né?

Daí, fica uma delícia e a gente simplesmente conta que o segredo “é o amor”. Detalhe esse que custa caro para a saúde!

Esse problema surge não só por comer tempero cru, como o industrializado em geral, seja ele cozido, assado ou usado na salada.

O tempero pronto, aquele que você compra no supermercado, é processado e traz aditivos químicos que fazem muito mal à saúde.

O segredo do sabor, por exemplo, vem do glutamato monossódico, adicionado em excesso aos temperos. A consequência, mesmo a longo prazo, se mostra desde alergias até doenças mais graves, como insuficiência cardíaca e hipertensão.

Por que comer tempero cru faz mal? Razões você verá que não faltam. Aliás, aqui no blog já falei sobre os motivos para evitar os alimentos ultraprocessados.

Caso você ainda não me conheça, eu sou Karina Bertocco, sou especialista em culinária e gosto de promover bons hábitos alimentares.

Além de responder porque comer tempero cru faz mal, também vou te ensinar algumas substituições bastante saudáveis por especiarias naturais que, inclusive, saem mais barato.

Leia também:

Como fazer uma horta caseira com garrafa pet?

O que é gastronomia sustentável? 

Afinal, comer tempero cru faz mal?

Sim, faz, por diferentes fatores. No caso dos temperos em pó, por exemplo, a ingestão faz com que o organismo lide com alto teor de sódio e glutamato monossódico. Pesquisas comprovam que o glutamato bloqueia as transmissões nervosas do hipotálamo.

O hipotálamo, como se sabe, atua na regulação do apetite.

Ou seja, a pessoa consome o glutamato monossódico, ativa a vontade de comer, fazendo com que ela coma mais. A substância, ainda, pode provocar o surgimento de acetilcolina.

Trata-se de um componente químico que, além de induzir a atividade muscular, faz com que o cérebro deixe de captar a glicose pelas células. Deste modo, a pessoa fica mais propensa à obesidade, doença de Alzheimer e prejuízos aos neurônios pelos altos índices de toxinas.

Quanto ao sódio, o organismo retém líquidos e, consequentemente, apresenta inchaço. A ingestão excessiva de sal também aumenta os riscos de hipertensão, dos volumes de água e sanguíneo, problemas cardiovasculares e insuficiência cardíaca.

Outra consequência negativa diz respeito a problemas estomacais. Há indícios de que comer tempero cru faz mal porque não só piora, como também causa gastrite e refluxo.

Por que os temperos prontos fazem mal?

Bom, primeiro, vamos falar do glutamato monossódico, usado para realçar sabores. Por ser adicionado em excesso, pode causar alergias cutâneas, náuseas, enxaqueca, taquicardia, e hipertensão arterial. Só para começar!

A questão é que os temperos industrializados são ricos em sódio, muitas vezes, a metade da recomendação diária em um só tablete. Associadas a ele, temos gordura e açúcar, fatores que fazem com que esse tipo de ingrediente seja diretamente ligado à obesidade.  

Por isso, diz-se que os temperos são “pedaços de veneno” em tabletes que levam a doenças silenciosas. Razão pela qual devem ser predominantemente evitados, dando lugar aos naturais, como alho, cebola, ervas e especiarias.

Uma dica para consumir tabletes, porém, naturais, é imergir ervas e temperos naturais em azeite, óleo de coco ou manteiga de leite. Em seguida, congelar em formas de gelo, o que torna seu uso tão prático quanto os prontos.

A diferença é que estes temperos são, além de saudáveis, donos de sabores únicos e, de quebra, mais baratos que os industrializados.

Dicas de temperos naturais

Como você viu acima, comer tempero cru faz mal (aquele industrializado) porque passa por processos químicos de aromatização e conservação.

Mas, você sabia que boa parte destes temperos industrializados, na verdade, são baseados em naturais?

Todos são bem fáceis de achar, especialmente em feiras, lojas de condimentos e supermercados. Entre os mais comuns e saborosos, posso citar:  

  • Mostarda;
  • Cebola, alho e salsa desidratados;
  • Cúrcuma (açafrão);
  • Orégano;
  • Aipo;
  • Manjericão.

Viu só, como é fácil substituir temperos industrializados por especiarias naturais?

Agora que você já sabe que comer tempero cru faz mal, causando doenças silenciosas graves, tente evitar esse comportamento e leve esse conhecimento aos amigos e familiares.

Está na hora de aderir à alimentação saudável fazendo substituições simples, não acha?

Se essa foi a sua primeira vez aqui no blog, saiba que eu também mantenho um canal no YouTube em que apresento receitas saborosas e uma série que explica sobre os rótulos dos alimentos.

Depois de entender que comer tempero cru faz mal, veja também como adotar hábitos sustentáveis no dia a dia e o que é vinho orgânico.

Quer saber quais são os produtos da estação - CTA frutas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *